Relógio: Novo paisagismo e nova mecânica

Relógio, cartão-postal do Swiss Park, passa por manutenção

Considerado o cartão-postal do Swiss Park Campinas desde 2009 (por meio de votação feita entre os moradores), o Relógio se destaca logo na entrada do complexo urbanístico e pode ser bastante notado por quem trafega pela Rodovia Anhanguera, nos seus dois sentidos. No mês de outubro/2016, a Associação Master realizou a revitalização paisagística da praça e do Relógio.

paisagismo_relogio_swisspark

Juntamente com a equipe de manutenção da Master, a empresa Terracota foi a responsável pelos trabalhos paisagísticos, que foram concluídos no fim do mês de novembro. “Foi realizada a preparação do solo e foram plantadas mais de cinco mil mudas da flor SunPatiens – vermelhas, cor-de-rosa claro, pinks, laranjas e brancas –, em uma área de 958 metros quadrados. Faremos manutenções constantemente, com orientações da empresa, para manter o paisagismo da praça como está”, aponta José Santos, coordenador de manutenção da Associação Master.

Os trabalhos de manutenção da parte mecânica do Relógio – engrenagem, motores, ponteiros e relógio-mestre – foram executados pela Dimep, entre junho e outubro. Segundo Wilson Lemes de Oliveira, gerente técnico da empresa, todos os equipamentos foram retirados e levados para a sede, em São Paulo, para que fossem recuperados. “Foram substituídos vários itens, já que estavam desgastados por conta do tempo e da grande incidência de raios. Recuperamos os mecanismos e realizamos um novo projeto, sugerido pela Master, com adaptações no eixo interno, para facilitar o trabalho de futuras manutenções, não sendo mais necessário retirar os equipamentos externos à torre, como os ponteiros”, afirma.

 

O Relógio

Com 30 metros de altura, uma base de 25 metros quadrados e inaugurado em abril de 2007, o Relógio apresenta modernidade, imponência e beleza, dignos da arquitetura suíça. A AGV Campinas Empreendimentos, loteadora do Swiss Park, ao inspirar-se para construir o complexo urbanístico seguindo a aparência geográfica de cidades da Suíça, fez questão de colocar em prática o projeto do Relógio logo no portal de entrada, afinal trata-se de uma peça considerada de grande importância naquele país. Com fundo em pastilha cerâmica branca, é sustentado por uma torre construída em bloco de concreto estrutural decorativo e coberto com uma cúpula de cobre e cristal. É interessante lembrar os números romanos expressos no Relógio e alvo de curiosidade: I, III, III e IIII (e não IV, como é mais tradicionalmente mostrado o número 4).

Compartilhe!

Tags:

Receba nossa newsletter!

Leia Também