17 nov

7 Lugares para passear em Campinas

7 Lugares para passear em Campinas

Procurando por bons lugares para passear em Campinas? Localizada a pouco mais de 90 km de São Paulo, Campinas se destaca por mesclar a estrutura de uma metrópole com a tradição das cidades do interior, com opções de passeios para toda a família.

Hoje, o maior município do interior de São Paulo frequentemente aparece na mídia pelas pesquisas das universidades, como a UNICAMP, mas a cidade ainda guarda muitas histórias de quando foi um pólo de imigração nas fazendas de café, o ‘encontramento viário’ entre o interior e o Porto de Santos.

Conheça os mais populares lugares para passear em Campinas:

Parque Portugal – Lagoa do Taquaral

Entre os principais lugares para passear em Campinas, o Parque Portugal é um dos mais queridos dos campineiros. Popularmente conhecido como ‘Lagoa do Taquaral’, o espaço atrai muitos praticantes de esportes nos dias de Sol, com áreas de caminhada dentro e fora do parque. Para as famílias, há os pedalinhos no lago e o passeio no bondinho, uma réplica dos veículos que circularam em Campinas até 1968. Ainda no campo histórico, há a visita na Caravela Anunciação, réplica exata da embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil, seguindo as orientações dos documentos e plantas do Museu da Marinha Nacional, no Rio de Janeiro.

📍 Endereço: Avenida Doutor Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral.

Bosque dos Jequitibás

Um dos mais antigos lugares para passear em Campinas, o Bosque dos Jequitibás está aberto desde 1880. Adquirido pela Prefeitura em 1915, o local atrai muitas famílias pela boa localização, próxima à região central da cidade. O bosque preserva 10 hectares de área florestal nativa, um mini zoológico e o Museu de História Natural. Ideal para caminhadas com muita sombra, há ainda quiosques e lanchonetes dentro do espaço, o que facilita o passeio para quem tem crianças.

📍 Endereço: Rua Cel Quirino, 2 Bosque, Campinas, Estado de São Paulo 13025-004 Brasil.

Centro de Convivência | Feira Hippie

O Centro de Convivência Cultural na Praça Imprensa Fluminense foi inaugurado em 1976 no Cambuí e faz parte da memória dos campineiros entre os lugares para passear em Campinas, com o teatro de arena com capacidade para mais de 3 mil pessoas e as salas de ensaio. Interditado desde 2011, o Centro de Convivência terá a primeira grande reforma desde que foi inaugurado em 2020, com previsão de 24 meses de obras. Ao redor da praça, sempre aos sábados e domingos, é possível aproveitar cerca de 350 expositores cadastrados com barracas de artesanatos, antiguidades, bijuterias, artigos de decoração e alimentação, com apresentações espontâneas de artistas.

📍 Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/n – Cambuí, Campinas – SP, 13025-066

Mercado Municipal

Crédito: Ale Pictures.

Entre os lugares para passear em Campinas, o Mercado Municipal de Campinas é uma das obras do famoso arquiteto Ramos de Azevedo, que posteriormente também projetaria o icônico ‘Mercadão’ de São Paulo. Fundado em 1908, esse patrimônio tombado tem arquitetura no estilo neomourisco e funcionava na época também como armazém ferroviário. Hoje, os 143 boxes oferecem uma variedade de produtos entre ervas, utensílios de cozinha, embutidos, frutas, peixes, temperos e outros itens de empórios, sendo um dos mais antigos pontos de comércio na cidade.

📍 Endereço: Av. Benjamin Constant, Sn, Centro – Vila Itapura, Campinas.

Torre do Castelo.

Esse é outro dos lugares para passear em Campinas que se tornou ponto de referência: o ‘balão do Castelo’, faz parte da rotina de centenas de pessoas que passam ali diariamente. Muitos não sabem, porém, que a torre, inaugurada na década de 40, foi inicialmente criada para o abastecimento de água nos bairros da região norte. Atualmente, a torre abriga o Museu Histórico da Sanasa e um mirante com visão 360º da cidade, com indicação dos bairros avistados.

📍 Endereço: Praça Vinte e Três de Outubro, Av. João Erbolato, S/N – Castelo, Campinas – SP, 13070-131.

Pico das Cabras | Observatório Municipal Jean Nicolini

Para quem procura lugares para passear em Campinas fora do centro urbano, no Pico das Cabras há o primeiro observatório municipal do país, inaugurado em 1977. Com o maior astrógrafo do Brasil, o local tem visitas guiadas ao museu de astronomia e observação dos céus aos domingos, das 17h às 21h, com alguns eventos especiais previamente agendados. Fique atento: devido à pandemia, o local estava fechado ao público e para chegar ao observatório é necessário percorrer um caminho de terra, não indicado para os dias de chuva ou nublados.

📍 Endereço: Estr. Serra das Cabras, s/n Joaquim Egídio, Campinas, Estado de São Paulo 83649-850 Brasil.

Parque Botânico no Swiss Park

O Parque Botânico Amador Aguiar, no Swiss Park, é um dos mais recentes lugares para passear em Campinas para quem quer sair da rotina e descansar em família. Com trilhas, pergolados para piqueniques e mais de 500 mil m² de área verde, o local oferece uma linda vista para o pôr-do-sol, cenário de muitas fotos incríveis. O parque tem visitação aberta ao público, gratuitamente, das 6h às 19h.

📍 Endereço: Avenida Wellman Galvão de França Rangel – Swiss Park, Campinas – SP, 13049-254.

Além de conhecer os melhores lugares para ir em Campinas, você também pode ser vizinho do Parque Botânico: o Residencial Glarus no Swiss Park tem uma localização privilegiada, ao lado do parque. Aproveite os últimos lotes prontos para construir, de 360 à 970m². Agende uma visita pelo WhatsApp!

Para saber Mais:
https://campinas.com.br
https://conheca.campinas.sp.gov.br

📸 Imagens:
Prefeitura de Campinas: Decom.imprensa.
Carlos Bassan.
Ale Pictures.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *