Ambiente de trabalho saudável

A importância de equilíbrio entre o ambiente coletivo e o privado no layout corporativo

A disposição dos ambientes, escolha da paleta de cores, clima e até mesmo o mobiliário escolhido para o escritório exercem influência no desempenho dos funcionários. Essa é uma afirmação comprovada por diversas pesquisas de resultados positivos. Localizado no edifício Andermat, o escritório de consultoria financeira Projeto SPI possui sede no Swiss Park Office desde 2018. A novidade é que a empresa acaba de mudar de sala e contou com o projeto da arquiteta Fernada Dellabruna para dar ainda mais funcionalidade, design e beleza ao ambiente. “As salas comerciais do Office já têm a vantagem do piso elevado, que permite que todo o cabeamento fique escondido, deixando o ambiente menos poluído e com facilidade de instalação das esta-ções de trabalho. O maior desafio foi adequar os móveis da outra sala para esta. Mas o resultado ficou incrível”, contou a arquiteta durante a visita da Revista Swiss Park às instalações do escritório.

Ambientes integrados

Para o projeto de escritório da empresa, a arquiteta apostou no estilo moderno e contemporâneo, optando por deixar a equipe em um único ambiente, sem divisórias ou paredes. “O conceito de open space prioriza a integração dos funcionários, deixando o ambiente mais produtivo. A recepção também é integrada, assim o cliente, ao entrar, vê todo o time de trabalho”, explica. Esse mesmo conceito foi aplicado na sala dos sócios, que é integrada à sala de reuniões. “No entanto, eles têm mais privacidade, já que foi instalada uma porta de correr entre o ambiente do time de atendimento e a sala deles”, conta a arquiteta. O ambiente mais reservado de toda a estrutura foi a copa e para isso foram utilizadas divisórias na mesma cor das mesas de trabalho. Milene Fortuoso dos Santos, responsável pelo administrativo da empresa e também por acompanhar a mudança da sala, contou que o novo ambiente está ainda mais aconchegante. “Na outra sala tinha espaços que não utilizávamos, agora está tudo inte-grado e organizado e tudo com funcionalidade”, comenta.

Pausa para o café

A arquiteta Fernanda Dellabruna conta que nos projetos corporativos é importante incluir a copa. No espaço, os funcionários fazem pausa para o café e podem esquentar pequenas refeições. “Para que a copa não invadisse o ambiente corporativo, foram dispostas divisórias da mesma cor das bancadas de trabalho”, explica. O piso esco-lhido foram as placas de cimento queimado, combinando com os móveis no mesmo tom. A funcionária Milene conta que a copa é ideal para fazer pequenos breaks durante o expediente.

Sejam bem-vindos

A escolha para instalar a empresa no Swiss Park Office se deu principalmente em razão da localização privilegiada: são apenas 45 minutos da capital, onde a empresa possui uma filial. Outro ponto de destaque, segundo Milene foi a segurança do condomí-nio e a facilidade para que os funcionários e visitantes pudessem utilizar o estacionamento do local. Ao chegar no escritório, o pri-meiro ambiente que os clientes têm contato é a recepção, aconche-gante e que segue as mesmas cores do ambiente e a as bancadas de trabalho. “Para o chão, foi escolhido carpete em cinza escuro e disposto em placas de 60X60 cm, assim caso haja algum dano é fácil providenciar a troca; os móveis em cinza mais claro e em tom de palha e o papel de parede com textura discreta criam uma atmosfera corporativa, tecnológica”, define a arquiteta Fernanda.

A Privacidade na medida

Os sócios Osmar Bracalente e Priscila de Almeida Ribeiro ganharam uma sala moderna e arrojada, com bancada de trabalho ampla, espelhos ao fundo e cadeiras em azul que trazem consigo um ar contemporâneo, com pinceladas clássicas devido às poltronas em capitonê. “Bastante utilizada nas décadas de 50 e 60, os móveis em capitonê nunca saem de moda e conferem aos objetos sofisticação e atem-poralidade. A proposta de mesclar estilos na decoração é bem interessante”, afirma Fernanda.

Espaço para todos

A sala de reunião é privilegiada com a entrada de luz natural e uma bela vista, à disposição de todas as empresas do Office. “As persianas, mesmo quando fechadas, possuem uma certa transparência e dessa forma é possível observar o ambiente externo composto por muito verde. Na sala de reuniões, a vantagem é a automação: com apenas um clique as persianas descem para que as apresentações sejam projetadas no monitor, de bom tamanho e localizado na ponta da mesa”, ressalta a Fernanda. Para demarcar a sala de reuniões e criar uma divisória com a sala dos sócios, a arqui-teta optou por utilizar o carpete em outra padronagem de cinza, dessa forma os espaços continuaram integrados e a sala de reuniões ganhou mais destaque.

 

REVISTA SWISS PARK.Ambiente de trabalho saudável. 2020. Disponível em: <https://swisspark.com.br/revista/edicao-77//>. Acesso em: 21 Set.2023

Compartilhe!

Tags:

Receba nossa newsletter!

Leia Também