Casa St. Moritz “Em se plantando, tudo dá”

Morador do St. Moritz tem salada sempre fresquinha em casa

Alface, couve, cebolinha, cheiro verde, almeirão, chicória, tomates mexicanos, boldo e ora pro nobis são algumas das hortaliças cultivadas por Odair Aguiar na horta que fez ao fundo de sua casa no residencial St. Moritz. De tão bonita de ver, a primeira frase que vem à mente quando a gente se depara com a horta do Odair é “nesta terra, em se plantando, tudo dá”, da histórica carta de Pero Vaz de Caminha, lá do início do Brasil. “Gosto do campo. Morei em área rural e já tive uma horta bem maior! E depois que me mudei para a cidade, eu e minha esposa continuamos a ter horta”, conta Odair. “Dependendo do que colhemos, precisamos distribuir entre minhas filhas. A produção é grande!”, comenta. Em maio, Odair plantou pela primeira vez um tomate originário do México e, após a colheita, usou o fruto para fazer molho. “O resultado foi tão bom que já fiz novas mudas”, comenta.
O carinho e o cuidado com a horta são diários, tanto para rega como para controlar os insetos. E o segredo dessa plantação bonita e verdinha, segundo Odair é adubar o solo com compostagem feita com cascas de frutas e legumes.

Compostagem: adubação natural

A compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de frutas, verduras e fezes de animais herbívoros. O processo acontece na presença de oxigênio. Esse composto orgânico pode ser aplicado para melhorar o solo sem a possibilidade de contaminação do meio ambiente.
“Usamos as cascas das frutas e legumes, sobra de folhagem em geral; a gente guarda nos bal-des com cobertura de terra por cima. Após 30 dias, bato todo o material e incorporo ao solo, ao invés de jogar no lixo”, ensina Odair.

REVISTA SWISS PARK. “Em se plantando, tudo dá”. 2021. Disponível em: <https://swisspark.com.br/revista/edicao-83//>. Acesso em: 21 Set.2023

 

Compartilhe!

Tags:

Receba nossa newsletter!

Leia Também