Para todos os estilos: ótimas ideias de projetos para quartos infantis
Criar e decorar um quarto infantil envolve criatividade, cor, diversão e muita magia. Optar por um projeto que atenda as necessidades da criança – e também dos pais – e que tenha personalidade é imprescindível, pois na maioria das vezes este é o ambiente da casa em que a criança passa muitas horas do seu dia. As possibilidades de decoração são muitas: diversas cores, formas, desenhos e objetos lúdicos.
O bom aproveitamento e a organização do espaço, o conforto e a preocupação com o desenvolvimento da criança são outros fatores importantes na criação do projeto, assim como alguns cuidados indispensáveis para que a segurança do filho se mantenha em primeiro lugar: móveis com acabamento arredondado, tapetes antialérgicos, tomadas e instalações elétricas com tampas, iluminação adequada e telas de proteção.
As dicas e a variedade de opções de ideias para um quarto de criança encantam. Então a Revista Swiss Park conversou com alguns profissionais da área que destacaram projetos cheios de criatividade para todos os gostos e estilos.
Para fanáticos
A escolha das cores deste quarto foi inspirada pela paixão da menina, de 11 anos, na banda inglesa One Direction. Os móveis são de MDF branco e vermelho brilhante, cor também destacada em detalhes nos nichos e em frentes de gavetas. A porta dos armários foi feita com vidro branco, o que proporcionou a ampliação visual do quarto e permite que os adesivos colados sejam trocados sem danificar as portas. Também foram colocados espelhos na porta do banheiro e nas laterais do armário para ampliar ainda mais o ambiente. Na penteadeira, um vidro que permite ver por dentro da gaveta central, o que dá um charme a mais no móvel. Mesmo o quarto sendo temático, a maior preocupação das arquitetas Flávia Nunes e Marina Marini foi deixar a base neutra (branca) e os detalhes vermelhos, e usar adesivos e almofadas relacionados à banda, o que permite que, se necessário, mude-se o tema do quarto apenas trocando detalhes e tecidos.
Funcionalidade para pequenos espaços
Segundo a designer de interiores Iara Kílaris, a inspiração do projeto deste quarto, de um menino de 3 anos, foram as cores do céu, branco e azul, e aliaram-se funcionalidade, beleza e criatividade. O trabalho de movimento de gesso no teto faz referência às nuvens e pequenos pontos de luz deixam o ambiente mais aconchegante. A mobília é funcional, ponto importante em projetos infantis. A cama foi projetada com um baú, onde são guardados brinquedos e que serve como um pequeno degrau para o acesso à cama. E, pensando na visita de amiguinhos, a cama possui uma bicama encaixada no móvel. Com portas de correr, os armários têm nichos nas laterais que abrigam elementos decorativos. O grande círculo ao lado da cama serve como cantinho de leitura. E o pequeno colchão colocado no círculo acomoda confortavelmente o menino. Dica: evite tapetes peludos e de fios longos, que guardam mais poeira. Neste projeto, o escolhido foi o de corino bege.
Cores para a criatividade
Para este quarto, de um menino de 4 anos, a arquiteta e urbanista Mariana Oliveira desenvolveu um projeto no qual a criança pudesse ter, dentro de um espaço único, o auxílio para o desenvolvimento e a vivência que a idade permite e precisa. A inspiração foi nas cores primárias (azul, vermelho e amarelo) para – com alegria e mistura de cores – desenvolver a criatividade da criança, além de ser um quarto que se prolonga ao longo dos anos com mudanças, conforme a necessidade. Os tons coloridos também deixaram o ambiente lúdico e ao mesmo tempo aconchegante. Em algumas paredes, foi utilizada a madeira como revestimento, construindo a área da biblioteca e lousa. Por ser um quarto infantil, as mesinhas laterais e de desenho são arredondadas, assim como a cama, as poltronas e cadeiras.
Créditos do fotógrafo: Leandro Farchi
Aconchegante e interativo
Desenvolvido pela arquiteta e designer de interiores Erica Bragion, o quarto foi projetado para um recém-nascido, com o objetivo de que a criança possa interagir com os elementos da decoração, acompanhando o seu desenvolvimento até os 7 anos. Nas paredes, pinturas de estrelas e de cachorros, e a luminária central, em formato de nuvem, muda de intensidade conforme a necessidade. Os móveis e a casinha são para colocar livros e a luminária de foguete também mexe com a imaginação e estimula o bebê. Como o espaço é grande, foram usadas cores claras, na escala de azul e cinza, para dar mais suavidade e tranquilidade. Os móveis são sem pontas e os de madeira, laqueados, pois, além de ser um acabamento nobre, a laca evita que a madeira solte pequenas lascas e machuque. Na área do trocador e de brincar, foram colocadas lâmpadas diretas para criar um ambiente mais claro, e no berço e na cama da babá, foi trabalhada a iluminação indireta, mais suave.