Rica em detalhes, residência no Lugano foi projetada pela própria dona, a arquiteta e urbanista Alessandra Mamede Alvarenga
Para desenvolver um projeto, o arquiteto é influenciado pelas vontades de seus clientes, com o objetivo de atender às suas necessidades. Mas quando o profissional projeta para si mesmo, ele tem o potencial de testar suas ideias sem restrições criativas, escolher materiais que agregam e criar espaços que definem totalmente quem é, como projeta e o que representa, trazendo personalidade e exclusividade para sua casa. Foi exatamente assim que a arquiteta e urbanista Alessandra Mamede Alvarenga elaborou cada detalhe da sua residência no Lugano, onde mora com a família, o marido Bauer Oliveira Alvarenga e o filho Matheus.
Logo na fachada contemporânea de traços retos, o diferencial é pele de vidro de sete metros de altura, uma característica bastante marcante. Para acompanhar, a porta de alumínio ripada foi personalizada, desenhada pela própria dona da casa e se encaixa perfeitamente com o visual.
Visual surpreende
No hall de entrada, uma adega vertical de sete metros de altura com espaço para 80 rótulos é de encher os olhos. Somada ao lustre de cristal de um metro e meio, que quando aceso produz reflexos nas paredes mais escuras, parecendo texturas, e impacta positivamente ao entrar na residência.
Visual único
Totalmente integrada, sem degraus, da porta de entrada da casa até a área externa foi utilizado o mesmo piso de porcelanato, mas com texturas diferentes unificando os ambientes. A casa também recebeu um projeto luminotécnico, que foi um fator fundamental para o embelezamento da residência. Outro destaque é a madeira freijó, uma tendência na decoração de in-teriores, que está presente nos móveis e no brise maciço que separa a sala de estar com a de TV. Outro detalhe que não passa despercebido é um simples pilar que ganhou nichos revestidos de espelhos agregando mais beleza ao ambiente.
Para receber
A sala de jantar foi projetada para receber dez pessoas. A mesa de três metros de comprimento possui cadeiras com encosto de palha, uma tendência atual na decoração de interiores. Presente nas cadeiras, nas cortinas nos sofás, o linho ganhou destaque na decoração contemporânea por ser um tecido neutro, resis-tente e fácil de combinar com a decoração. Nesta foto ao lado, é possível ver o trilho embutido que separa o ambiente do espaço goumert, integrando o piso dos espaços. São detalhes que fazem a diferença.
Espaço para lazer
Com cervejeira, churrasqueira e uma piscina de 10 metros com cascata, a área de lazer da casa é muito charmosa com acabamentos que valorizam os espaços. A bancada elaborada com a mesma pedra da cozinha, agrega beleza e deixa o ambiente mais claro. Facilidades como a cuba com torneira gourmet e dosador de sabão são detalhes que mostram como a arquiteta planejou com riqueza cada parte da sua casa. O paisagismo tropical da piscina também merece destaque. E com o efeito da iluminação, fica ainda mais belo.
REVISTA SWISS PARK. Personalização e exclusividade. 2021. Disponível em: <https://swisspark.com.br/revista/edicao-79//>. Acesso em: 21 Set.2023