12 jul

Boa vizinhança: a importância do contato entre os vizinhos

Boa vizinhança: a importância do contato entre os vizinhos

Um dos benefícios de morar em um condomínio ou residencial fechado é justamente poder ter mais contato com os vizinhos, com espaços disponíveis para se criar laços de amizade ou criar uma verdadeira comunidade. Estimular a boa vizinhança, entretanto, nem sempre é fácil e há algumas estratégias para se aproximar de quem vive ao seu redor. Confira! 

Como estimular a boa vizinhança?

O primeiro ponto de boa vizinhança é seguir as regras de bom convívio do condomínio. Infelizmente reclamações sobre barulho alto, dejetos de pets, reformas não sinalizadas ou uso de áreas comuns ainda são comuns e aumentaram 300% durante a pandemia, de acordo com a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC). 

Além das normas internas, alguns hábitos podem te ajudar a se aproximar dos vizinhos respeitando a intimidade e limite de todos: 

  • Apresente-se para quem acabou de se mudar 

Para os vizinhos que acabaram de se mudar, faça uma apresentação informal em prol da boa vizinhança. Não é necessário levar um bolo ou oferecer um evento de apresentação, como vemos nos filmes, mas se apresentar, indicar o número do seu apartamento e ajudar com dúvidas comuns sobre a rotina do condomínio, por exemplo.

  • Aproveite os assuntos em comum 

Pets e crianças são ótimos conectores para conhecer vizinhos e trocar indicações de boa vizinhança, como as escolas próximas, pet shops, farmácias… Ao brincar com as crianças no parquinho ou levar o pet para caminhar, por exemplo, aproveite para conversar com outros vizinhos que estão na mesma rotina e aproveite para conhecer mais sobre o bairro e benefícios ao redor. 

  • Troque indicações 

Um dos benefícios da boa vizinhança é compartilhar boas indicações, especialmente oportunidades no próprio bairro. Possivelmente outros vizinhos também precisam de serviços e fornecedores que você já conhece, por isso, além de pedir recomendações, também ofereça a indicação de fornecedores de confiança sempre que houver a oportunidade, é possível até criar um grupo on-line só com essas recomendações. 

  • Feira de vizinhos

Muitas vezes há vizinhos que têm comércios, restaurantes ou são empreendedores. Que tal organizar um evento para que todos exponham os serviços e produtos? É uma ótima maneira de trocar informações, fazer novos contatos e até descobrir que o seu vizinho pode te ajudar em um projeto pessoal ou do trabalho. A economia circular dentro do condomínio pode ser uma ótima estratégia para fortalecer a boa vizinhança.

  • Festas Temáticas 

Ótima oportunidade para socializar, as festas dentro dos condomínios e residenciais podem seguir um calendário e temas diferenciados, como ‘carnaval’, ‘festa junina’, ‘halloween’ ou ‘réveillon’, por exemplo. O objetivo é reunir todos os moradores, para estimular o convívio em momentos informais. No Swiss Park Campinas, por exemplo, a Associação Viva mantem um calendário de eventos para integração dos comerciantes e moradores do complexo. 

–  Estimule a gentileza

Um dos princípios básicos da boa vizinhança é justamente a gentileza e a empatia, conceitos antigos que seguem muito válidos, como ajudar uma vizinha idosa a carregar as compras, segurar a porta do elevador, auxiliar uma gestante, orientar as crianças… Por outro lado, pode ser que você também precise de uma ajuda ‘quando o açúcar acabar’, para molhar as plantas durante um feriado ou mesmo checar se está tudo bem em casa se necessário.

Com a boa vizinhança, a convivência será ainda mais agradável e confortável para todos!  

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.