22 mar

Coleta seletiva: aprenda a separar os resíduos no Swiss Park

Coleta seletiva: aprenda a separar os resíduos no Swiss Park

A questão do lixo não é mais um problema futuro, mas uma realidade. É por isso que a coleta seletiva é uma atitude cada vez mais valorizada, que faz parte da rotina no complexo Swiss Park Campinas. 

Qual a importância da coleta seletiva no Swiss Park? 

Apesar da importância do tema, quase metade das cidades brasileiras (49,9%) ainda despeja resíduos em lixões irregulares, como indica o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU). Quando falamos em reciclagem, o problema é ainda maior: apenas 2,1% dos resíduos coletados são reciclados no Brasil, de acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).

Todo processo de destinação do lixo começa justamente pela coleta seletiva, que é a separação dos resíduos de acordo com a origem do material (vidro, plástico, metal, papel, orgânico…), o transporte e a adequada destinação dos itens.

Os resíduos, dessa forma, podem ser separados e direcionados nas seguintes categorias: 

▪ Resíduos Orgânicos: restos de alimentos que podem ser encaminhados para compostagem.
Resíduos Verdes: podas de jardinagem podem ser encaminhadas para a compostagem.
Resíduos Recicláveis: papel, plástico, metal, vidro, entre outros materiais, podem ser reciclados e transformados em novos produtos.
Resíduos Perigosos: pilhas, baterias, lâmpadas, produtos eletrônicos… podem ser encaminhados para o tratamento adequado. 
Óleo Vegetal: ao invés de ser descartado e contaminar o meio ambiente, o óleo pode ser transformado em biodiesel.
Rejeitos: materiais que não podem ser reaproveitados. 

No Swiss Park Campinas, maior complexo urbanístico da RMC, todos os resíduos produzidos nos residenciais, condomínios verticais, pontos comerciais e as empresas do Swiss Park Office são coletados e tratados pela GMV Group


Como fazer a coleta seletiva no Swiss Park dentro de casa?

O sucesso da coleta seletiva começa dentro das casas e dos estabelecimentos comerciais, com o comprometimento de separar o lixo e colocá-los nas datas indicadas para a retirada pela GMV. 

De acordo com a empresa de gestão de resíduos, você pode dividir o lixo doméstico em três categorias: 

Recicláveis: vidros, papéis, metais e plásticos podem ser colocados em sacos diferentes do preto (como sacolas de mercado), sacos de papelão, caixas de papelão etc. 

Orgânico: restos de alimentos, borra de café, chás, espetos de madeira, flores, folhas, poda de árvore podem ser colocados em sacos diferentes do preto, mas sem deixar muito pesado para não estourar. 

Rejeito: colocar em sacos pretos os materiais que não podem ser reciclados, nem ir para compostagem, como lixo de banheiro, embalagens engorduradas, guardanapos de papel, embalagens metalizadas, fotografias, adesivos, espelhos, porcelanas, cerâmica, acrílico, tintas…  

Onde e quando deixar seu lixo no Swiss Park Campinas?

Após a separação dos itens dentro de casa, coloque seus resíduos no local adequado, para que a equipe da GMV possa coletá-los: 

Residenciais: na calçada (ou lixeira) na frente de cada casa. Caso os sacos estejam na garagem ou no jardim, a equipe não terá autorização de coletá-las;
Comércios: na calçada na frente do comércio;
Office: nas caçambas disponibilizadas nas docas do estacionamento.  

A coleta segue o seguinte cronograma, no horário comercial (das 7h às 18h):

🗑 Orgânicos/Resíduos: segunda, quarta, quinta-feira, sábado e feriados.
Recicláveis: terça e sexta-feira.
Não há coletas nos domingos. 

A GMV recomenda que os resíduos sejam colocados no horário próximo à coleta do Residencial, com o cuidado de não deixar pertences próximos aos sacos de lixo nas calçadas.  

Outra recomendação da empresa é no descarte de podas (grama, galhos de árvores…) em sacos plásticos de 200l. Muitas vezes, o saco pesado e no limite da capacidade rasga no momento da coleta, dificultando toda a operação.  

Como descartar resíduos perigosos? 

Nunca coloque pilhas, baterias e lâmpadas entre o lixo comum. Esses itens podem ser descartados nos pontos de coleta disponibilizados pela GMV próximo à portaria dos residenciais, com compartimentos indicados.

Já os medicamentos vencidos devem ser descartados em Postos de Saúde ou Farmácias, já que podem conter resíduos e substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente.

Saiba mais sobre como separar o lixo corretamente.

O que é a operação Cata Treco? 

Periodicamente há ações divulgadas pela Master com a parceria da GMV para a retirada de resíduos e utensílios de proporções maiores do que a capacidade de um caminhão de coleta de lixo comum. Podem ser retirados móveis e eletrodomésticos dos residenciais do Swiss Park Campinas que estejam identificados com ‘Operação Cata Treco’. Acompanhe as divulgações dos canais da Associação dos Moradores. 

Dúvidas ou sugestões para a coleta seletiva no Swiss Park Campinas? Fale com a Associação de Moradores do Swiss Park – a Master: (19) 3778-5500

GMV Group 

A empresa de transporte de resíduos conta com uma frota própria para recolhimento da coleta seletiva. Entre os diferenciais, os materiais plásticos descartados pelos clientes são transformados em sacos de lixo, criando uma economia circular e que reduz a quantidade de plástico descartado. 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *