24 maio

Verde na decoração: Como fazer um terrário?

Verde na decoração: Como fazer um terrário?

Levar um toque verde para dentro dos ambientes se tornou uma tendência cada vez mais valorizada, especialmente após a pandemia quando muitas famílias ficaram mais dentro de casa e já até compartilhamos algumas dicas de jardinagem para iniciantes. Entre as opções para levar plantas para ambientes internos, como salas, cozinha ou escritórios, cada vez mais pessoas buscam como fazer um terrário, com resultados bem personalizados. 

Quais as vantagens de fazer um terrário? 

Terrários são práticos e podem decorar a sala de estar, escritórios, banheiros e até a cozinha, seja qual for o tamanho do ambiente. Ideais para quem sempre acredita que ‘cabe um pouco de verde’ nos espaços. 

Uma das vantagens dos terrários é justamente a praticidade e a personalização, uma vez que você pode escolher diferentes formatos de vidros, entre aquários, potes, taças, copos ou jarras, por exemplo. 

Para regá-lo, é necessário cuidado, já que a estrutura é frágil. Você pode utilizar seringas ou borrifadores para molhar direto a terra, evitando que a água se acumule e tenha contato com o caule e as folhas, já que as espécies são delicadas.

Se o terrário for fechado com tampa, exigirá ainda menos trabalho, já que precisará ser aguado só uma vez, durante a montagem. Com o frasco bem fechado a água evapora e irriga naturalmente as plantas, sucessivamente. Por ser muito prático, pode ser indicado especialmente para escritórios ou para as rotinas mais agitadas, de quem nem sempre está em casa. 

Reprodução/Pinterest

Como montar um terrário personalizado?

Há várias indicações e instruções sobre como fazer um terrário, de maneira geral, é importante montar camadas que sejam bem visíveis. Acomode as pedrinhas no fundo do seu recipiente, coloque a camada de areia e por cima a terra vegetal. Retire as plantas dos vasos originais e plante-as onde desejar dentro da estrutura. 

As plantas mais recomendadas para os terrários são os cactos e as suculentas, mas nada impede que se usem outras espécies indicadas. Atenção, porém, para a mistura de plantas, uma vez que uma delas pode acabar morrendo após um tempo, já que biologicamente a necessidade de água pode ser diferente entre elas. 

Reprodução/Pinterest

Decoração Temática: 

Uma das partes mais legais dos terrários é que a sua tematização pode ser feita do jeitinho que você quiser! Pode trazer dentro dele miniaturas de figuras religiosas, colecionáveis geeks ou a decoração de aquário, como casinhas, castelos etc.

Reprodução/Pinterest

Uma sugestão para a decoração do ambiente também é misturar diferentes tamanhos de terrários no mesmo cantinho, com variados tamanhos ou espécies. Na escolha do local, escolha ambientes que não tenham exposição direta ao sol, para evitar superaquecimento da pequena estufa. 

Reprodução/Pinterest

Gostou das sugestões de como montar o terrário? Ajude a compartilhar, acesse 🔽

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *