17 ago

Como organizar o guarda-roupa? Agilize a rotina!

Como organizar o guarda-roupa? Agilize a rotina!

Quem nunca vivenciou a situação de revirar o armário atrás de uma roupa ou acessório específico? Ao organizar o guarda-roupa, você não só deixa os ambientes mais bonitos, mas agiliza a rotina e aumenta o bem-estar dos moradores. Quer ver como? 

Como organizar o guarda-roupa com eficiência?

Especialistas em organização indicam que a mudança das estações é a oportunidade ideal para organizar o guarda-roupa e fazer uma limpeza geral, com o objetivo de facilitar a identificação dos itens. 

Se estiver com tempo, a indicação é retirar todas as peças do armário de uma vez. Só assim você conseguirá ter noção do espaço disponível e da quantidade de itens que serão organizados. Caso não seja possível, vá por setores: prateleiras, cabides, gavetas… 

Com as peças para fora, comece a organizar o guarda-roupa com a separação delas. Para ajudar, você pode criar três pilhas: itens muito usados, peças que são usadas raramente e o ‘descarte’, em que colocará as peças que estão em mau estado de conservação, como meias sem par ou acessórios quebrados. 

Como organizar o guarda-roupa
Cabides na mesma direção dão sensação de ordem.

Muitos têm algumas peças antigas de valor sentimental, que lembram uma época ou ocasião especial, mesmo que não sirvam no momento. Se depois de separar as peças, entretanto, mais da metade do armário estiver na pilha de itens não utilizados com frequência, talvez, seja o momento de analisar alguns pontos: essas peças ainda servem? Estão em bom estado de uso? Me sinto confortável? Tenho espaço sobrando para guardá-las? Se a resposta for ‘não’ para a maioria das indagações, considere doá-las ou vendê-las. 

Crie um padrão para organizar o guarda-roupa:

Depois de separadas, chegou o momento de organizar o guarda-roupa. Pode parecer um detalhe estético, mas usar cabides iguais (ou parecidos), todos para o mesmo lado, ajudará na sensação de organização e evita que as roupas amarrotem. Para os cabides, priorize as roupas sociais, casacos, vestidos, camisas, macacão e peças que amassam com facilidade. Se tiver espaço, aproveite para colocar as calças também.

Na organização, coloque as peças mais utilizadas em espaços de fácil visualização. Na troca de estação, por exemplo, casacos e botas podem ficar em destaque no inverno, enquanto no verão as regatas, sapatos abertos e shorts são priorizados.

É recomendado seguir um padrão para organizar o guarda-roupa. Há quem goste de separar as peças por tipo de roupa (camisa social, camiseta, regatas, por exemplo), outros se organizam melhor separando por cor e há quem prefira separar as roupas por ocasiões, como trabalho, lazer, eventos sociais, viagem…. Independente do critério escolhido, é importante que seja fácil se organizar e manter a ordem na rotina no dia a dia. 

Para pessoas que dividem os armários, como casais ou irmãos, separe gavetas, cabides e prateleiras para cada um, para evitar a desorganização, especialmente em peças que são usadas diariamente. 

Mantenha a ordem no seu dia a dia

Entre os erros mais comuns para organizar o guarda-roupa, está justamente criar pilhas grandes de roupas, que dificultam o manuseio e tendem a amarrotar quando precisamos de uma peça específica. Além disso, o costume de manter o armário organizado deve ser parte da rotina de toda a família durante a semana. Ao adotar essa prática, você perceberá como a rotina fica mais leve e funcional.

Para manter as roupas cheirosas ao organizar o guarda-roupa, Elisângela Lizardi, personal organizer e moradora do complexo ensinou na Revista Swiss Park uma mistura para borrifar nas peças guardadas: 50ml de água filtrada, 50ml de álcool (46°) e 50ml de amaciante da sua preferência.  

Animado para cuidar da rotina da família? Confira as últimas oportunidades de viver bem também em Brasília e em Manaus com os empreendimentos da Swiss Park. Agende sua visita pelo WhatsApp e venha conhecer.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *