01 jun

Empreendimentos da Swiss Park aliam urbanismo e meio ambiente

Empreendimentos da Swiss Park aliam urbanismo e meio ambiente

Muitos ainda acreditam que urbanismo e meio ambiente são conceitos opostos. Nos empreendimentos da Swiss Park Incorporadora, entretanto, há a valorização dos espaços verdes como parte integral do projeto, oferecendo mais qualidade de vida para esta e as próximas gerações!

Como  aliar urbanismo e meio ambiente?

Nas últimas décadas a expansão urbana resultou em paisagens cada vez mais cinzas. O resultado? Na maioria das cidades brasileiras os espaços verdes são insuficientes, com menos de 9 m² por habitante, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O recomendado pela organização seria de, no mínimo, 12 m² por habitante, com o objetivo de chegar à 36m², com cerca de três árvores por habitante. 

Na urgência de minimizar os impactos ambientais causados pelo crescimento desenfreado das cidades, cada vez mais arquitetos, paisagistas e engenheiros têm se dedicado na criação de espaços de convívio que respeitem as áreas verdes e a identidade tradicional dos bairros, demonstrando que urbanismo e meio ambiente não precisam ser conceitos contrários. 

Especialmente agora, com os efeitos da quarentena imposta pela expansão do coronavírus, muitas pessoas ressignificam os parques, praças e bosques como uma oportunidade mais segura para sair de casa, praticar atividades físicas e ter momentos de lazer ao ar livre. Uma pesquisa do Programa USP Cidades Globais indicou que 86% dos entrevistados afirmaram sentir falta de estar em áreas verdes, que estavam entre os lugares mais desejados para frequentar após a pandemia. 

Os benefícios das áreas verdes

A importância das áreas verdes vai muito além da beleza. Um estudo inglês indicou que morar próximo a esses ambientes contribuiu para diminuir a incidência de problemas relacionados à saúde mental, como a depressão e a ansiedade, por exemplo. A explicação é que áreas ao ar livre possibilitam um estilo de vida mais saudável para diferentes gerações, com a prática de atividades físicas, como as caminhadas. De acordo com o médico do Instituto do Coração, Paulo Saldiva, viver próximo aos parques e praças diminui em até 30% os riscos de infarto. 

Swiss Park: plantando uma realidade mais verde!

Muitas pessoas na hora de escolher um lote para investir ou construir esquecem de analisar também o entorno do imóvel. Qualidade de vida, porém, vai além do projeto da casa, incluindo também uma estrutura de bairro tranquilo, seguro e com contato com as áreas verdes.  

Os empreendimentos da Swiss Park Incorporadora integram urbanismo e meio ambiente, com mais de 20% de área verde. Só no Swiss Park Campinas, maior complexo urbanístico da região, foram plantadas mais de 94 mudas em áreas que estavam degradadas, protegendo as nascentes, córregos e as matas ciliares, formando verdadeiros ‘corredores’ verdes para o deslocamento de animais locais e migratórios.


Inaugurado em 2009, o Parque Botânico no Swiss Park é um representante da evolução do urbanismo e meio ambiente na região sul de Campinas. Com 570 m² de área verde, o parque público se tornou cenário de fotos de encontros familiares e caminhadas de amigos que podem apreciar as áreas de preservação permanente, com espécies que estavam quase extintas na região.

Seu negócio ou empresa também podem fazer parte dessa evolução do Swiss Park: o complexo tem os últimos lotes comerciais disponíveis ou, para quem deseja uma sala comercial, o Swiss Park oferece segurança 24h para colaboradores e clientes. Fale com a gente e aproveite essa oportunidade de ser vizinho do Parque Botânico: agende sua visita pelo WhatsApp e venha conhecer.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *