10 nov

Novas rotinas aquecem o mercado imobiliário em 2020.

Novas rotinas aquecem o mercado imobiliário em 2020.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos setores do mercado foram afetados e diversas projeções foram alteradas ao redor do mundo. No Brasil não foi diferente e, mesmo entre as instabilidades, o mercado imobiliário em 2020 se manteve aquecido, atraindo novos investidores.

O Bank of America indicou que no terceiro trimestre deste ano, o mercado imobiliário apresentou uma forte retomada com dados positivos: a velocidade das vendas aumentou em 6%, o que significa que o dinheiro está circulando no setor.

Com as novas rotinas de trabalho e condições favoráveis para o mercado imobiliário em 2020, Campinas (SP) registrou a maior quantidade na venda de lotes em todo o estado em 2020, de acordo com a pesquisa ‘Mercado de Loteamentos do Estado de São Paulo’, do Secovi-SP.

Novas rotinas alteram o mercado imobiliário em 2020

Com as restrições da quarentena, muitas famílias tiveram que adaptar a rotina de trabalho, lazer e estudos, o que impactou diretamente o mercado imobiliário em 2020. No ‘novo normal’, trabalhar e estudar em casa se tornou mais habitual e deverá seguir como uma forte tendência mesmo após a pandemia.

Especialmente nas grandes capitais, se antes a boa localização era prioridade, com a valorização de espaços compactos e integrados, agora as pesquisas já indicam que as famílias estão em busca de locais mais espaçosos, com divisão dos cômodos e opções de lazer sem sair de casa.

Para quem trabalha no setor, o mercado imobiliário em 2020 também trouxe uma mudança no atendimento. O ágil contato on-line se tornou primordial no suporte remoto, a quantidade de visitas foi reduzida (sempre pré-agendadas) e os clientes estão ainda mais exigentes, valorizando detalhes que antes não eram tão decisivos.

A pesquisa do Grupo Zap indica que na quarentena, 7 entre 10 entrevistados declararam que morar em um imóvel com ambientes bem separados se tornou muito importante. Na vizinhança, a proximidade dos comércios e uma vista desimpedidas agora são fundamentais para mais de 60% dos entrevistados, o que já indica as mudanças no mercado imobiliário em 2020.

mercado imobiliario 2020

Êxodo para o interior marca o mercado imobiliário em 2020.

Com mais profissionais trabalhando de casa e atendendo remotamente aos clientes, morar ao lado da empresa não é mais essencial e aquele antigo desejo de ter mais qualidade de vida se tornou uma possibilidade para muitas famílias.

O mercado imobiliário em 2020 também registrou um movimento das capitais para as cidades do interior ou do litoral, seja para moradia ou como espaços de lazer, para quem não quer ficar confinado em um pequeno apartamento durante o tempo livre. De acordo com o levantamento de grandes imobiliárias, houve um aumento de 63% nas buscas por imóveis rurais em cidades do interior durante a quarentena, com destaque nos condomínios localizados no raio de 100 km de São Paulo.

Imóvel: opção de investimento seguro.

Além da quarentena, outro fator que movimentou o mercado imobiliário em 2020 foi a redução dos juros, com a queda histórica da Selic, que incentivou muitas famílias a saírem de vez do aluguel e encontrarem um espaço mais confortável para morar.

Conhece aquele velho ditado que dizia ‘quem compra terra nunca erra’? A pandemia confirmou que a sabedoria popular segue válida, já que deixar o dinheiro parado não é mais vantagem. A médio e longo prazo, comprar um imóvel é um investimento mais seguro, especialmente em momentos de crise, já que independente das instabilidades do mercado, o imóvel dificilmente perde o valor.

Para 2021, o mercado imobiliário segue com perspectivas otimistas, afinal, mesmo com a reabertura gradual dos comércios e locais de convívio, o espaço mais seguro ainda é dentro de casa. Até após uma eficiente campanha de imunização, o conceito de morar bem não será mais como antes e ter um espaço mais confortável para viver seguirá como prioridade de muitas famílias que tiveram suas rotinas alteradas.

mercado imobiliario 2020

Seguindo as tendências do mercado imobiliário em 2020, o Swiss Park recebeu o contato de muitas famílias durante a quarentena à procura do lote ideal para construir o projeto dos sonhos ou investidores que desejavam uma opção segura de investimento. 

Só no Residencial Glarus, no Swiss Park, 70 compradores em 2020 já tiveram a valorização de 11,38%. Aproveite as últimas oportunidades de morar ou investir em um dos bairros mais desejados de Campinas, com lotes de 360 à 970m², prontos para construir. Agende já uma visita pelo WhatsApp!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *