04 mar

Moinho de vento em Campinas: conheça um dos cenários mais queridos do Swiss Park!

Moinho de vento em Campinas: conheça um dos cenários mais queridos do Swiss Park!

Quem diria que em meio aos residenciais tão modernos há um cenário que parece saído direto dos contos de fadas? Sim, você encontra um moinho de vento em Campinas, com lago, ponte e um ambiente bucólico que encanta os visitantes do Swiss Park. 

Moinho de vento em Campinas é cenário para lindas fotos. 

Um dos cartões-postais do Swiss Park, o moinho de vento em Campinas apresenta uma bela paisagem, que nos transporta diretamente para as décadas passadas. Não por acaso, o espaço se tornou um ponto de encontro entre os moradores e visitantes pelo contato com a natureza, segurança e a calmaria.  

Quando o moinho foi construído?

A data de construção do moinho é imprecisa, mas sabe-se que ele não é tão antigo quanto o Casarão da Fazenda Sete Quedas (atual sede da AGV Campinas), construção bicentenária que foi propriedade do Visconde de Indaiatuba. O moinho de vento em Campinas já estava construído quando a propriedade foi adquirida pelo banqueiro Amador Aguiar na década de 70 e passou a ser conhecida como a ‘Fazenda Bradesco’. 

Diferente dos moinhos medievais europeus que eram construídos para aproveitar a força do vento ou da água para moer os grãos, o moinho do Swiss Park nunca teve a finalidade de ajudar na produção de alimentos, sendo uma construção decorativa. 

O moinho já foi restaurado? 

O moinho de vento em Campinas passa por constante manutenção e ajustes para melhorar a visitação. Em 2013, o espaço foi restaurado com novas engrenagens e acabamento externo, quando teve o eixo ajustado para dar ‘boas-vindas’ aos visitantes, já que anteriormente as pás ficavam na direção da Capela Santo Antônio. Em 2021, outra manutenção limpou a lagoa e instalou uma nova iluminação, que atraiu muitos fotógrafos também durante a noite. 

moinho de vento campinas

Posso tirar minhas fotos no moinho?  

Com um clima muito romântico e nostálgico, o moinho de vento em Campinas se tornou cenário frequente nos ensaios de casamento, gestantes, debutantes e reuniões familiares. O espaço não é exclusivo aos moradores do Swiss Park e qualquer visitante pode aproveitá-lo. 

Para fazer o seu ensaio no Moinho ou no Parque Botânico com tranquilidade, envie um e-mail para atendimento@swisspark.com.br com os nomes, documentos (RG) de todos os participantes (incluindo o fotógrafo), local desejado e a data prevista. A aprovação será encaminhada por e-mail. 

Não se esqueça de marcar #swisspark nas publicações das redes sociais, vamos adorar compartilhar os melhores cliques! 📸 Siga: @swisspark no Instagram.

Há restaurantes, estacionamento ou sanitários no moinho? 

Não há estacionamento, vendedores ambulantes, restaurantes, vestiários, sanitários, áreas de descanso ou bancos ao redor do moinho de vento em Campinas. O local é indicado para moradores e visitantes que desejam tirar fotos e aproveitar o espaço para um passeio tranquilo.

No Swiss Park, entretanto, há 121 pontos comerciais ativos, com padarias, mercearias, mercados, farmácias e restaurantes que estão prontos para atender aos moradores e visitantes do complexo. 

moinho de vento campinas

Quais as regras na visitação do moinho? 

Os visitantes podem aproveitar o moinho de vento em Campinas e as belezas naturais do Swiss Park, como o Horto Botânico, sem custo. Ninguém quer chegar em locais tão bonitos e encontrar lixo ou depredação, por isso, pedimos que os visitantes não joguem resíduos no chão, nas matas ou alimentem os animais silvestres. Além disso, há placas de aviso com alertas que devem ser respeitados, como as indicações de áreas com carrapato. 

Onde fica o moinho no Swiss Park? 

O moinho de vento em Campinas está dentro do Swiss Park, ao lado da Capela Santo Antônio e muito próximo à tradicional Fundação Bradesco.

📍Swiss Park, Campinas – SP

Viver perto de tanta natureza, com mais qualidade de vida é um dos pilares do Swiss Park, em todos os empreendimentos. Você também pode construir o projeto dos sonhos da família nos últimos lotes disponíveis no complexo urbanístico: agende uma visita pelo WhatsApp!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *