08 set

Como é morar em Caieiras (SP)?

Como é morar em Caieiras (SP)?

Com uma população de mais de 102 mil habitantes em 2020 (estimado pelo IBGE), Caieiras (SP), se tornou referência nos últimos anos para milhares de moradores que saíram da capital paulistana em busca de uma região mais tranquila, para viver com mais qualidade de vida em família. Descubra os benefícios e diferenciais de morar em Caieiras (SP)!

Caieiras onde fica? 

A cidade está localizada na Região Metropolitana e pertence à sub-região Norte da Grande São Paulo. Antigo distrito de Franco da Rocha, Caieiras emancipou-se em 1958 e se destaca pela boa localização, a menos de uma hora do centro de São Paulo, com a proximidade de importantes cidades do interior, como Jundiaí e Campinas.

Economia associada com a celulose

A economia e expansão da cidade está muito atrelada à indústria papeleira e do plástico, com grande presença de fazendas e plantações de eucaliptos. Grande representante desse segmento, a Companhia Melhoramentos surgiu em 1890, quando o Brasil era ainda Império e segue até hoje com soluções contemporâneas, focadas em sustentabilidade. 

Facilidade para o deslocamento: 

Imagem | Reprodução Prefeitura de Caieiras

A criação da Estação Ferroviária de Caieiras em 1883, da antiga estrada de ferro  The São Paulo Railway Company Limited foi fundamental para a valorização da região, com o escoamento de produtos e o fluxo dos trabalhadores. Hoje, a antiga estação de trens atende a linha Rubi da CPTM, que conecta Caieiras à São Paulo e está integrada ao sistema de metrô. Localizado no centro, a estação também é muito próxima à Rodoviária Municipal Alípio Martinho. 

Lazer em Caieiras

Entre os pontos para conhecer mais da história da cidade, os fornos de cal, da Cia. Melhoramentos de Papel e Celulose, hoje estão desativados e deram o nome ao município, quando havia a produção de cal na região, estimulada pela intensa industrialização e construção civil.

Em um dos pontos mais altos da cidade, o Mirante do Cristo de Caieiras inaugurado em 1982, oferece uma vista da beleza natural da região, com o objetivo de estimular a preservação ambiental.

Imagem | Reprodução Prefeitura de Caieiras

Na Serra da Cantareira, a Basílica Nossa Senhora do Rosário é uma catedral gótica com visita guiada e, fora da pandemia, mantinha uma programação de missas e canto gregoriano. O passeio agrada tanto quem procura um recanto tranquilo para conexão espiritual, quanto quem gosta de admirar a arquitetura e beleza natural.

Projetos expandirão a região!  

Entre os projetos que poderão valorizar e atrair ainda mais moradores para a região, está a construção de um aeroporto internacional e do futuro entreposto de alimentos da capital paulista, que substituirá o CEAGESP. 

Muito aguardado pela estrutura e conexões de negócios, o ‘Novo Aeroporto de São Paulo’ – NASP, está previsto para para ser vizinho de Caieiras e Cajamar e se tornará uma alternativa aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, incluindo voos domésticos e internacionais. 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *