11 maio

O Relógio do Swiss Park Campinas recepciona os visitantes

O Relógio do Swiss Park Campinas recepciona os visitantes

Quem passa pela Rodovia Anhanguera no sentido capital ou para o Centro de Campinas logo vê o Relógio do Swiss Park Campinas, que há mais de uma década se tornou um dos cartões-postais da região sul da cidade. Além de ser ponto de referência e receber os visitantes do complexo urbanístico, o relógio também conta com muitas curiosidades. 

Inaugurado em 2007, o Relógio do Swiss Park celebra tradição suíça

O Relógio do Swiss Park está em uma torre de 30 metros de altura, um projeto idealizado por João Tadaki Kitauchi e Margaret Rose Hogan da HM&K Arquitetura. Inaugurado em abril de 2007 após 5 meses de construção, o relógio possui uma base de pastilhas cerâmicas brancas e uma cúpula de cobre e cristal. 

Suíça mantém a fama do ‘país dos relógios’
Rolex, Cartier, Omega, Patek Philippe… os relógios das marcas suíças estão entre os mais admirados e desejados do mundo. Líderes no segmento de luxo, os acessórios são reconhecidos mundialmente pela durabilidade, com alta qualidade e produção manual, num processo minucioso. O rótulo ‘swiss made’ garante um item que passa por gerações, com nível elevado de precisão. O Relógio do Swiss Park Campinas é uma homenagem à tradição suíça. 

Relógio do Swiss Park recepciona os visitantes

Cartão-postal oficial do Swiss Park
A torre do relógio foi escolhida como cartão-postal do complexo urbanístico em 2009, em votação entre os moradores. Eleito com 50% dos votos, seguido pelo moinho de vento (26%), desde então, o relógio tornou-se o ponto de referência entre as ações dos Residenciais. 

A torre é apenas decorativa?
Além de servir como entrada aos visitantes e moradores do Swiss Park, na cúpula do Relógio do Swiss Park Campinas há uma câmera de vídeo de alta definição, que integra o sistema de segurança do bairro. Monitorando 24 horas por dia, a câmera consegue captar imagens em até 5km de distância e auxilia tanto na segurança quanto no monitoramento do trânsito. 

A polêmica do número IIII
Não é incomum ver comentários de moradores e visitantes que notam o número IIII no relógio e alertam para o ‘erro’. A polêmica gerou até uma matéria na imprensa local, com uma professora de matemática intrigada pela numeração que estaria errada no Relógio do Swiss Park Campinas.

Apesar de diferente da sequência de numerais romanos tradicional, há uma convenção mundial entre relojoarias para grafar o número 4 neste formato e marcas reconhecidas, como a Rolex, utilizam essa grafia. Outro relógio famoso que utiliza esse padrão está na Estação da Luz, na capital paulista. 

Há várias explicações possíveis, que vão desde um suposto acidente de trem até motivos religiosos, porém, a motivação mais aceita atualmente é que utilizar IIII ao invés de IV mantém a harmonia visual dos relógios, já que balanceia o mostrador com quatro composições de cada letra (I, V, X). Caso optassem pelo IV, a simetria seria quebrada. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Swiss Park Incorporadora (@swisspark)

Função social do Relógio.
Nos últimos anos, o relógio também cumpre uma função social, ganhando novas cores ao longo do ano alertando para importantes campanhas globais, como o Maio Amarelo, Outubro Rosa e o Novembro Azul, por exemplo. Em dezembro, o relógio recebe uma decoração temática natalina, garantindo muitas fotos de visitantes e moradores durante as festas de fim de ano. 

O Relógio do Swiss Park Campinas está atrasado?
A Associação dos Moradores, a Master, realiza a manutenção e a revitalização periódica da praça do Relógio do Swiss Park. Por influência climática e a grande incidência de raios, alguns mecanismos podem apresentar falhas, sendo necessária a manutenção de uma equipe mecânica especializada na recuperação do maquinário. Caso veja algum problema no relógio, avise a Associação Master

Posso tirar fotos?
Sim! O Relógio do Swiss Park Campinas rende fotos muito bonitas e há registros lindos ao entardecer. Para tirar suas fotos com tranquilidade, envie um e-mail para atendimento@swisspark.com.br com os nomes, documentos (RG) do fotógrafo, local desejado e a data prevista. A aprovação será encaminhada por e-mail.

Não se esqueça de marcar #swisspark nas publicações das redes sociais, vamos adorar compartilhar os melhores cliques!
📸 Siga: @swisspark no Instagram.

⚠ Atenção: pelo alto fluxo de carros é indispensável manter a atenção e só atravessar nas faixas de pedestre indicadas no caminho. Não há bancos, locais de descanso ou sanitários na praça do Relógio, sendo um espaço apenas decorativo. 

Relógio do Swiss Park é o símbolo do complexo

Onde fica o moinho no Swiss Park?
O Relógio está logo na entrada do Swiss Park, ao lado do plantão de vendas e próximo ao Swiss Park Office. 

📍Swiss Park, Campinas – SP

Viver perto de tanta natureza, com mais qualidade de vida é um dos pilares do Swiss Park, em todos os empreendimentos. Você também pode construir o projeto dos sonhos da família nos últimos lotes disponíveis no complexo urbanístico: agende uma visita pelo WhatsApp!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *