Sala comercial de empresa de tecnologia traz conceitos inovadores no Office. O resultado é inspirador
Quem chega hoje na DataSafer, empresa de tecnologia com destaque em soluções corporativas de backup de dados, não consegue imaginar que o primeiro escritório tinha apenas quatro m². De janeiro de 2013 para cá, muita coisa mudou! A empresa cresceu e o espaço físico foi acompanhando o desenvolvimento do negócio. Hoje, a companhia está instalada no edifício Flims, no Swiss Park Office, em uma sala de 315 m². Michele Castro, uma das sócias da empresa contou que a reforma durou cerca de um mês e projeto reflete exatamente a identidade da empresa, com ambientes integrados e, mesmo assim, garantindo a privacidade de cada setor. Responsável pelo projeto de interiores, o escritório Erica Gonçalves Interiores, retirou as paredes de alvenaria e criou ambientes divididos por vidros para aumentar a amplitude dos espaços, com laje aparente para o conforto térmico e com pinceladas de conceitos de design industrial, atrelado com a interação com a natureza. “O projeto é moderno e consegue traduzir a alma da empresa, que é do segmento de tecnologia. Alia pontos de muito conforto aos usuários, devido à escolha de materiais, como é o caso do OSB, sigla para Oriented Strand Board, um painel de tiras de madeira (visto muito em tapumes) que neste projeto foi utilizado para acabamento final e ficou muito bonito”, explica a designer de interiores.
O contraste do OSB
Pouco usado para acabamento final, a escolha do OSB é o grande destaque do projeto. Como o nome explica, o material é uma placa composta por tiras de madeira de reflorestamento organizadas na mesma direção. É um produto resistente, estável e versátil, que pode ser aplicado de diversas maneiras, sendo um bom isolante termoacústico. “O material é arrojado, contrastando e dando aconchego aos espaços, ele foi usado de diversas formas: como divisórias para integrar e dividir salas, como forro dos banheiros e das salas de reuniões. E, principalmente, nos móveis: armários, bancadas e tablados. Até mesmo os banheiros também receberam marcenaria e forro nesse material, deixando a mesma atmosfera aconchegante no ambiente”, explica Erica.
Natureza viva
Além da escolha de materiais não tão convencionais para ambientes corporativos, o escritório de interiores trouxe para o projeto da empresa o conceito biofilia, que traduz a necessidade que sentimos de estar em contato, interagir e de nos relacionarmos com a natureza. A recepção recebeu um grande jardim vertical que a divide da sala de reuniões principal e também direciona toda circulação da empresa. A ideia do jardim para receber foi impactar, falando sobre a tecnologia a favor da sustentabilidade. Na sala onde fica o suporte – e tem a maior concentração de pessoas –, a pare-de foi revestida com grama sintética, dessa forma além de dar profundidade, o elemento contribuiu para suavizar o ambiente com conforto. “Também priorizamos todas as estações de trabalhos e ambientes para comportar as reuniões de pessoas próximas às janelas e as plantas têm espaço de destaque em todos os ambientes, trazendo vida e fluidez”, explica a profissional.
Toques de elementos industriais
O conceito industrial também aparece tanto na escolha das cores mais sóbrias, no uso de muito vidro e no sistema de iluminação. Nos tetos, as eletrocalhas aparentes marcam as áreas de circulação por fita de led. Spots de luz pontuais foram utilizados para destacar mensagens nas paredes. “Dei-xamos nossos valores, missão e visão em destaque para que todos nós – sócios e funcionários – possamos nos desenvolver de acordo com as diretrizes da empresa”, pontua Michele, uma das sócias.
Área de descompressão
Muito comum nas grandes empresas do setor de tecnologia como Google, Face-book e LinkedIn, a sala de descompressão é um espaço onde os colaboradores podem se desconectar do trabalho, tendo um tempo de relaxamento. Com esse conceito em mente, os sócios da DataSafer conseguiram um ambiente esti-mulante, com decoração colorida e descontraída. “A área de descompressão foi posicionada em um local central, com profundidade, logo em frente de duas salas de reuniões menores. O ambiente de descanso recebeu grandes tablados de OSB, com acabamento em grama sintética, almofadas coloridas e prateleiras que dividem o espaço com plantas e livros”, explica Erica.
Pausa para o café
Outro local aconchegante e convidativo bom para um café e para compartilhar momentos é a copa. No espaço, foi colocado um piso colorido, armários de OSB e uma minilavanderia, escondida dentro de belas portas de correr com ve-nezianas também de OSB. Funcionalidade e estética caminham juntas neste projeto.
REVISTA SWISS PARK.Conectividade e integração alinhadas em único projeto. 2019. Disponível em: <https://swisspark.com.br/revista/edicao-72//>. Acesso em: 22 Set.2023