Destaque logo no portal de entrada do Swiss Park Campinas, o Relógio alia
pontualidade e tradição suíça a um sofisticado e atual sistema de segurança
Com 30 metros de altura e uma base de 25 metros quadrados, o Relógio do Swiss Park Campinas se destaca no cenário da rodovia Anhanguera nos seus dois sentidos e reúne modernidade, tecnologia e o charme da arquitetura suíça. Não há quem passe pelo local sem notar a imponência da peça.
O projeto do Relógio do Swiss Park foi realizado pelos arquitetos João Tadaki Kitauchi e Margaret Rose Hogan, da HM&K Arquitetura e levou cinco meses para ser executado. Inaugurado em abril de 2007, possui fundo em pastilha cerâmica branca, é sustentado por uma torre construída em bloco de concreto estrutural decorativo e coberto com uma cúpula de cobre e cristal. As horas são mostradas em suas quatro faces. E com relação à marcação das horas, há um detalhe interessante no mostrador dos números que, às vezes, passa despercebido. O número quatro aparece grafado como IIII e não como IV, considerado correto como algarismo romano em todo o mundo. Segundo um tradicional fabricante de relógios, há uma convenção mundial entre as empresas do segmento em grafar o número nesse formato.
Na Inglaterra do século passado, dois trens teriam se colidido após o funcionário que controlava as linhas confundir o IV e o V, por isso a necessidade da mudança. Há ainda, uma teoria que aponta que a convenção dos relojoeiros pelo IIII sirva para “balancear” o mostrador, que usa quatro composições em cada letra: no I (I, II, III e IIII), no V (V, VI, VII e VIII) e no X (IX, X, XI e XII). Usando o IV a simetria seria quebrada. A intenção em Campinas foi chamar a atenção de quem observa as horas no Relógio do Swiss Park, além de seguir a orientação dos fabricantes tradicionais. Para quem ainda não havia notado, vale a dica como curiosidade.
Cartão Postal do Swiss Park Campinas
Em uma votação feita em abril de 2009 entre todos os moradores e futuros moradores do Swiss Park Campinas, na qual os votos eram encaminhados por e-mail, o Relógio do Swiss Park foi eleito com maioria esmagadora. Na ocasião, foram escolhidas oito belas imagens elencadas como “razões para conhecer, gostar e se sentir em casa no Swiss Park Campinas”. O Moinho e o Ninhal das Garças também receberam vários votos, mas o charme e a pontualidade da grande torre que fica na entrada do complexo urbanístico foi escolhida como o cartão postal do empreendimento.
Além de beleza e decoração, segurança
A função do Relógio do Swiss Park vai além do charme suíço. Claro que o paisagismo criado em torno da praça onde a torre está instalada também é uma beleza a ser considerada. Mas é importante lembrar que sobre a cúpula está a pirâmide que abriga uma câmera do vídeo de alta definição que integra o sistema de segurança do Swiss Park Campinas.