04 fev

Vai ter carnaval em 2021? Caia na folia sem sair de casa.

Vai ter carnaval em 2021? Caia na folia sem sair de casa.

Em períodos normais, logo após o ano novo já começamos o planejamento para curtir o carnaval, a maior festa popular do Brasil. Neste ano, porém, as restrições sanitárias e as medidas preventivas contra a transmissão do coronavírus deixou muita gente em dúvida sobre o carnaval em 2021.

Afinal, o carnaval em 2021 está cancelado?

 As buscas por ‘carnaval em 2021’ aumentaram 30% após o natal e tiveram o pico de pesquisas depois do dia 3 de janeiro (Google Trends), com muitos brasileiros buscando se a festa seria cancelada ou adiada.

A confusão, em parte, é explicada já que cada estado e município determinarão as próprias restrições para o carnaval em 2021. Tradicionais locais de folia como Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e São Paulo (SP) já anunciaram que os desfiles e blocos de ruas foram suspensos ou adiados.

O carnaval, mesmo antes da pandemia, não é considerado um feriado nacional em nenhum dia e, apesar da popularidade, já cabia aos municípios decretarem se os dias de foliam seriam feriados locais ou ponto facultativo, em que cada empresa estabelece seu fechamento com os colaboradores. Alguns municípios, entretanto, já indicaram que em 2021 nem o ponto facultativo será mantido, para evitar as aglomerações. 

O que fazer no carnaval em 2021?

Mesmo que seus dias de folga estejam garantidos, é importante verificar a disponibilidade para viagens, já que muitas cidades turísticas restringirão as opções de lazer para evitar aglomerações. Em algumas cidades, mesmo as festas particulares, seja em local público ou privado, estão proibidas. Por isso, caso tenha alguma viagem já agendada, é importante ficar alerta para eventuais mudanças na programação.

Já para quem vai aproveitar o tempo livre em casa, é possível curtir o carnaval em 2021 com diferentes programações.

Se você deseja descasar, os dias em casa são ideais para maratonar séries, filmes ou colocar a leitura em dia, sem pressa. Também pode ser a oportunidade de começar ou retomar aquele hobby que ficou soterrado pelos compromissos do dia a dia, como cuidar do jardim ou se aventurar na cozinha. O tempo livre em casa também pode ser ótimo para organizar a rotina com o planejamento das próximas semanas.

Se tiver crianças em casa, essa pode ser a oportunidade de não deixar a festa passar em branco, com os pequenos fantasiados, competições de dança, sessão de fotos e até brincadeiras em família. Música, claro, faz parte do carnaval e no período artistas como Daniela Mercury, Claudia Leitte e Ivete Sangalo já anunciaram lives temáticas para levar o ritmo dos blocos de rua para dentro de casa.

No Swiss Park, você também conta com a vantagem de poder aproveitar o carnaval em 2021 com segurança e toda estrutura para curtir atividades ao ar livre com toda a família: há as trilhas no Parque Botânico, áreas de lazer nos residenciais para as crianças e uma ciclofaixa às margens da Avenida Dermival Bernardes Siqueira Barbosa, para se exercitar e pedalar.

As aglomerações de vizinhos e amigos, porém, devem esperar os próximos feriados, até que seja seguro novamente festejar com muita alegria. É um jeito diferente de celebrar, mas uma medida necessária para ainda pularmos muitos carnavais futuramente.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *