Academia em condomínio: descubra as vantagens

Academia em condomínio: descubra as vantagens

Uma academia em condomínio contribui para uma rotina saudável, facilitando a prática de exercícios físicos diários. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é preciso se manter ativo para evitar problemas circulatórios, cardíacos e doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial.

Adultos devem praticar de 150 a 300 minutos de atividades físicas por semana. Para crianças e adolescentes a média recomendada é 60 minutos. Além disso, segundo o British Journal of Sports Medicine, 2 horas de atividades físicas semanais contribuem para a melhoria da saúde mental.

Claro, uma academia em condomínio pode ser o estímulo que falta para uma vida fitness. Mas os benefícios não param por aí, confira!

Vantagens de ter uma academia em condomínio 

Entre as vantagens de ter uma academia em condomínio, vale destacar:

Promove a saúde 

Como dissemos, praticar exercícios físicos regularmente é fundamental para manter a saúde em dia. A academia em condomínio ajuda a controlar o peso e a prevenir doenças como má circulação e pressão alta.

Melhora ainda a qualidade do sono, pois regula o metabolismo e o funcionamento do organismo como um todo. Além disso, quem pratica atividades físicas se torna mais alerta e produtivo no trabalho.

Economia de tempo e dinheiro

Quem conta com uma academia em condomínio pode malhar na hora que quiser, seja bem cedo ou tarde da noite. Para isso, basta pegar o elevador ou caminhar alguns poucos metros para acessar o espaço.

Outra vantagem é que dá para tomar banho em casa, eliminando a necessidade de ter que levar uma mochila para o trabalho.

Além disso, os moradores economizam os gastos com a mensalidade e com despesas relacionadas a estacionamento, gasolina e carro de aplicativo. Já os custos com compra e manutenção são divididos entre os condôminos, o que tem baixo impacto no orçamento.

Segurança e privacidade 

A academia em condomínio é um ambiente seguro uma vez que o ambiente é monitorado por câmeras de segurança. 

Outro ponto é que somente moradores ou convidados devidamente identificados podem frequentar a academia e a brinquedoteca, o que também conta pontos a favor da segurança. 

Possibilidade de personalização

Outra vantagem da academia em condomínio é que ela pode ser montada de acordo com as necessidades dos moradores. Por exemplo, locais com um maior número de pessoas idosas como o elíptico e a bicicleta ergométrica. 

Isso pode fazer com que mais moradores passem a frequentar a academia, promovendo maior senso de comunidade. 

Conveniência e flexibilidade

A academia em condomínio estimula a prática frequente de exercícios, uma vez que o espaço é tranquilo e tende a ser mais vazio que os tradicionais. Isso é claro, faz toda a diferença para quem não gosta de lugares lotados.

Também traz flexibilidade já que é possível escolher os melhores horários para treinar. Dá por exemplo, para se exercitar quando se tem poucos minutos entre um compromisso e outro, o que certamente não seria possível caso fosse necessário ir até a academia.

Variedade de exercícios

Ter uma academia em condomínio permite que os moradores experimentem diferentes atividades físicas como yoga, musculação, natação e pilates. 

Já que não é necessário se matricular ou buscar por um horário que se ajuste às suas necessidades, os moradores podem testar todas as possibilidades possíveis até encontrar a que mais goste.

Quem não é muito fã de musculação, por exemplo, pode utilizar o tempo livre para testar a atividade ou convidar algum vizinho para ser seu companheiro de malhação e assim aprender a desfrutar dos benefícios da atividade.

Redução de impactos ambientais

A academia em condomínio dispensa o uso de veículos alimentados por combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes, contribuindo para a redução do efeito estufa e para a preservação do meio ambiente.

A academia em condomínio é um espaço compartilhado cujo uso deve observar as regras específicas. Isso, é claro, inclui o horário de funcionamento, limite de uso dos equipamentos, regras quanto a limpeza e segurança. De fato, pode ser necessário utilizar travas e outros dispositivos para evitar lesões.

Como esse espaço tende a ser melhor que o de uma academia externa, pode ser necessário revezar as séries com outros moradores. 

Além disso, caso os moradores tenham pouca prática com equipamentos de academia ou com exercícios físicos, pode ser necessário contratar um personal trainer para acompanhar ou montar um plano de treino.

Está em busca de um condomínio com academia? Então, conheça melhor os futuros lançamentos da Swiss Park!

Compartilhe!

Tags:

Receba nossa newsletter!

Leia Também