Todo final de ano já tem uma combinação bem famosa: panetone + amigo secreto + a listinha de metas para os próximo semestre. Esse momento de balanço do que deu certo durante o ano e o que precisa ser ajustado para os próximos meses é um processo bem conhecido, mas nem sempre é fácil tirar as metas de desenvolvimento pessoal e profissional do papel.
Para auxiliar, separamos algumas obras consagradas sobre o tema de organização, planejamento e avaliação de prioridades, com inspirações variadas para incluir no planejamento do próximo semestre. Aproveite! 🤗
– Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante (Greg McKeown)
Obra de Greg McKeown, autor do best-seller Essencialismo e palestrante sobre o tema, “Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante” (2021 | Sextante) já figura entre as principais indicações para quem está em busca de desenvolvimento pessoal e profissional.
Com um estilo direto e bem pautado em exemplos do cotidiano, McKeown traz uma reflexão essencial: apesar da rotina já estar acelerada, nosso planejamento sempre envolve incluir ainda mais atividades na agenda, valorizando a sobrecarga.
“Seja qual for a causa, a consequência é que muitas vezes empregamos o dobro do esforço para alcançar só metade do resultado esperado”, reforça o autor. “Estranhamente, alguns reagem à exaustão e à sobrecarga prometendo trabalhar ainda mais. Em nada ajuda o fato de nossa cultura glorificar o esgotamento físico e mental – síndrome de burnout – como medida de sucesso e valor pessoal”.
Que tal aproveitar essa reflexão para avaliar também sua agenda e compromissos semanais? 😉
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Mindset: A nova psicologia do sucesso (Carol S. Dweck)
Com base em pesquisa e observações, a professora e psicóloga Carol S. Dweck não só explica o termo ‘mindset’, cada vez mais debatido no desenvolvimento pessoal e profissional, como também inclui orientações para autoavaliações e lições práticas sobre o tema.
“Os mindsets nada mais são do que crenças. São crenças poderosas, mas são apenas algo que está em sua mente, e você pode mudar sua mente”, indica Dweck.
“Uma parcela significativa do que você acredita ser sua personalidade na verdade é gerada por esse “mindset”. E muito do que impede a realização do seu potencial é também produto dele”, orienta a psicóloga. Com muitos exemplos conhecidos e cases de mercado, a leitura pode ajudar a identificar crenças, posturas e hábitos que estejam prejudicando seu desenvolvimento, com orientações para transformar a rotina.
– Mude seus horários, mude sua vida (Dr. Suhas)
Outra obra de desenvolvimento pessoal e profissional para quem deseja organizar a rotina no próximo semestre, o Dr. Suhas (2020 | Sextante) traz uma reflexão importante: nosso organismo está ligado ao ciclo de luz e escuridão da natureza, portanto, algumas atividades precisam ter horário definido para serem realizadas.
Com efeito de rotinas cada vez mais conectadas, em que refeições, atividades físicas, trabalho e horas de sono oscilam a cada dia, o resultado seria uma sensação de ‘fuso horário’ constante, o que resulta na dificuldade em dormir na hora certa, acordar esgotado ou se descontrolar no momento das refeições, por exemplo.
“Essas expectativas nada realistas em torno do estilo de vida se tornaram algo aceitável, mas novas pesquisas médicas estão derrubando o pressuposto de que nosso corpo pode se adaptar ao anormal”, orienta Kshirsaga, para quem a obesidade, hipertensão, diabetes e cardiopatia são reflexos da ansiedade e estresse cotidiano.
– A coragem de ser imperfeito (Brené Brown)
Com um foco um pouco mais emocional e passagens pessoais com vivências e dilemas, a Dra. Brené Brown (Sextante, 2016) traz uma obra que fala sobre vulnerabilidade e a importância de estabelecer conexões verdadeiras entre as pessoas.
Com 12 anos de pesquisas sobre o tema da vergonha e da vulnerabilidade, Brown traz aprendizados para dilemas bem atuais, em que pequenos erros podem ser expostos globalmente e se tornar piada para milhares de pessoas. “Quando errar não é uma opção, não existe aprendizado, criatividade ou inovação”, diz.
Especialmente em uma cultura em que erros são expostos e criticados, seja dentro da rotina de trabalho ou em casa, Brown alerta para uma verdadeira mudança cultural, que valoriza cada vez mais conquistas pessoais e comportamentos antissociais, com uma cobrança excessiva. “O oposto de viver em escassez não é cultivar o excesso. Na verdade, o excesso e escassez são dois lados da mesma moeda. O oposto da escassez é o suficiente ou o que chamo de plenitude”, orienta.
– O método Bullet Journal (Ryder Carroll)
Para fechar as indicações de desenvolvimento pessoal e profissional, o método Bullet Journal (Fontanar | 2018) é uma recomendação bem prática para organizar todos os compromissos, metas e objetivos do próximo ano, inclusive com os aprendizados e citações das outras obras!
Indicação frequente para quem precisa organizar tanto os compromissos de trabalho quanto os eventos sociais, o método criado por Carroll é off-line, justamente para processar as informações, refletir e se concentrar nas anotações.
O diferencial é justamente concentrar em um item todos os dados, para nunca perder as informações. “É comum pensarmos em meios de nos organizar conforme as coisas vão acontecendo: um pouquinho eu marco naquele app, outro tanto naquele calendário. Com o tempo, o resultado é um estranho Frankenstein formado por post-it, aplicativos e e-mails”, indica Carroll.
Gostou das indicações? Que tal utilizar essas dicas para organizar o próximo semestre com muitas novidades e reflexões?