Pela segurança e variedade das lojas, os centros comerciais já fazem parte da rotina dos consumidores brasileiro e, muitas vezes, frequentamos os espaços sem entender a diferença entre mall e shopping.
Qual a diferença entre o mall e o shopping?
Além do tamanho da construção, há uma sutil diferença entre os serviços de um mall e um shopping.
Começando pelo mais conhecido, o shopping é um grande centro comercial, normalmente acima dos 25 mil metros quadrados. O projeto costuma ser fechado, normalmente com mais de um andar e grande variedade de lojas, espaços de lazer e serviços.
Já muito difundido em outros países e uma tendência nos últimos anos, o mall é um centro comercial menor que o shopping, normalmente com um piso e acesso facilitado às lojas, como orienta o ABMalls. Diferente dos grandes shoppings, o mall valoriza a conveniência, para que os clientes possam ter acesso a todos os serviços em uma só parada, sem se perder entre andares, elevadores e escadas rolantes.
Muitas vezes, o shopping e o mall terão até o mesmo público, em momentos diferentes. Enquanto os centros maiores são associados com o lazer no tempo livre, quando os clientes podem passar várias horas percorrendo os corredores sem um objetivo específico, no mall os consumidores frequentam os espaços também durante a semana, muitas vezes em busca de serviços já definidos, como academia, cinema, salão de beleza, restaurantes…
Quais as vantagens do mall?
A fórmula dos grandes shoppings sofreu um desgaste durante a pandemia, quando os consumidores passaram a valorizar mais o comércio local, sem ficar preso no trânsito, estacionamentos lotados e aglomerações nos corredores.
Para os investidores e comerciantes, a vantagem do mall é justamente atender um público mais fidelizado dos bairros ao redor, que visitam o espaço rotineiramente. Não por acaso, de acordo com o Wall Street Journal, o mall é um dos poucos modelos presenciais que não sofre concorrência direta do e-commerce, já que o espaço é associado à conveniência.
Com custos mais acessíveis que os shoppings, outra vantagem do mall para os comerciantes é a baixa probabilidade de ter concorrentes diretos no mesmo corredor ou empreendimento, já que há uma valorização no mix de atividades, para aumentar a variedade de serviços ao público.
Mall é uma tendência de mercado:
A pandemia apenas acelerou uma tendência de mercado que já revela um potencial crescente para os próximos anos. Para os consumidores e lojistas, contar com a estrutura, segurança e organização do mall têm vantagens evidentes, enquanto para os consumidores o centro comercial é uma excelente opção para agilizar a rotina, com mais conforto e praticidade nos momentos de compra.