Matizes de cinza marcam a casa de esquina do residencial Biel
Localizada em uma esquina elegante do residencial Biel, a casa com conceito contemporâneo impressiona pela fachada em nuances de cinza e pórtico de entrada em aço corten. Este material tem tonalidade vermelho-ferrugem e é amplamente utilizado na construção civil, na decoração de interiores e até mesmo na confecção de peças, trazendo beleza, praticidade e alta durabilidade. O arquiteto Felipe Marcos, responsável por todo o design de interiores da residência, contou que a família tinha o desejo de uma casa clean, minimalista e moderna, mas sem perder o charme e aconchego que um lar deve ter e, por isso, optou por trazer elementos mais quentes, como a madeira utilizada na parede do living.
A integração do living da família
O ambiente do living da famí-lia contempla de maneira in-tegrada a sala de jantar, a sala de estar e o cantinho da leitura. “Sem divisórias, os espaços dialogam entre si ao mesmo tempo em que possuem independência, criando três cenas bem marca-das”, explica Felipe. Na parede principal, o grande atrativo é o painel em nogueira natural, que aquece o ambiente em tons de cinza e móveis minimalistas na decoração. “Quando a casa é contemporânea, buscamos ele-mentos naturais como madeira e pedras para dar aconchego e personalidade aos ambientes. Este painel tem duas portas de correr que quando abertas dão passagem, uma para a cozinha e outra para o hall da adega”, aponta.
Para a sala de jantar moderna,o arquiteto Felipe disse que a dica é investir em alguns itens que levam esse requinte para o ambiente como uma cortina, lustre e cadeiras de modelos di-ferentes. “Neste ambiente ainda há ao fundo um aparador ador-nado com vasos em murano, no qual foram colocadas flores na-turais e uma luminária em dou-rado que deu charme ao local”, comenta Felipe.
A Um lugar para ler um livro
O cantinho da leitura ganhou uma confortável poltrona e a luminária, além de ser um elemento decorati-vo, confere a iluminação necessária para quem quiser folhear um livro ou revistas enquanto descansa na área de convívio social. Felipe, conta ainda que adornos em acrílico foram colocados estrategicamente sobre as mesas, para dar um toque de cor e design.
Aconchego da sala de estar
Ainda no mesmo espaço, a sala de estar é dividida apenas por um banco, deixando assim tudo integrado. A mesa de centro em vidro traz leveza ao ambiente que ainda recebe um grande tapete, proporcionando mais aconchego ao local. Ao fundo, o sofá conversa com o banco, ambos em cinza e os pufes em preto completam o visual. “Sobre as mesas, nova-mente os muranos aparecem. Por existirem em diversas tonalidades e formatos são uma ótima opção para dar requinte e cor na decoração”, comple-menta Felipe.
Funcionalidade na cozinha com ilha
Com paredes revestidas em mármore car-rara, a cozinha da família é bastante funcional e contemporânea. Na ilha central, um cooktop, com coifa acima, foi instalado sobre a bancada de granito São Gabriel, mesmo material utilizado na pia e no espaço do café. Nos armários, as portas em vidro reflecta dão um ar descontraído, fazendo o jogo de mostra e esconde das louças e cristais ali guardados. “Para este espaço pensa-mos em materiais de fácil limpeza e baixa manutenção. Na pia foi colocada uma calha, como se fosse um escorredor de pratos e o lixo embutido no próprio mármore, facilitando assim o dia a dia da família”, esclarece o arquiteto.
Espaço gourmet
A bancada em granito São Gabriel acompanha banquetas de madeira de demolição, tendo como base o aço corten e dialogam com a mesa de seis lugares, também em madeira de demolição. “A pedido da família a churrasqueira é a gás e uma grande coifa foi colocada acima para evitar que a fumaça se espalhe para os outros cômodos da residência”. O local com vista para a área externa é convidativo para receber os amigos e a chopeira é bastante usada nos dias de verão.
Uma moldura verde Na área externa, o deque de madeira ecológica recebe as espreguiçadeiras para os dias de sol. E o rico paisagismo emoldura toda a casa, oferecendo natureza para os morado-res do Biel.
Uma moldura verde
Na área externa, o deque de madeira ecoló-gica recebe as espreguiçadeiras para os dias de sol. E o rico paisagismo emoldura toda a casa, oferecendo natureza para os morado-res do Biel.
REVISTA SWISS PARK.Sofisticação em todos os detalhes. 2019. Disponível em: <https://swisspark.com.br/revista/edicao-73//>. Acesso em: 22 Set.2023