Investir no mercado imobiliário é uma das alternativas mais buscadas pelos brasileiros que querem garantir uma renda extra no futuro ou aumentar o seu patrimônio. O setor é considerado seguro uma vez que está protegido das oscilações da economia e tem ótima liquidez.
Além disso, a incipiente educação financeira do país faz com que os investidores busquem opções mais populares que tragam bom retorno financeiro e que não demandem acompanhamento constante.
Quer saber como investir no mercado imobiliário. Explicaremos esse assunto a seguir! Vamos lá? Acompanhe!
Como investir no mercado imobiliário?
Há várias opções para quem deseja investir em imóveis. Porém, é preciso estar atento para identificar boas oportunidades e estar ciente que as transações demandam um certo custo. São elas:
Terrenos
Uma forma de investir no mercado imobiliário é comprar terrenos em áreas mais afastadas dos centros urbanos, mas que tenham alto potencial de valorização. Para isso, é preciso estudar o potencial de crescimento da região e priorizar terrenos de qualidade.
Geralmente, essa estratégia é adotada por quem quer revender o imóvel ou deseja construir um patrimônio no longo prazo.
Imóveis na planta
A compra na planta é a estratégia mais adotada por quem quer revender o imóvel a um preço mais elevado, quando ele se valorizar. No entanto, é preciso considerar os custos com impostos, corretores de imóveis, manutenção do imóvel e o pagamento de impostos.
Além disso, é possível alugar o imóvel comprado na planta e assim garantir uma renda fixa mensal. Essa opção também envolve custos
Imóveis comerciais
Também dá para investir no mercado imobiliário ao adquirir imóveis comerciais que posteriormente poderão ser alugados para empresas, o que permite receber renda passiva dos inquilinos.
Aqui também é preciso considerar o pagamento de impostos, gastos com manutenção e os períodos de vacância, no qual é preciso arcar com todas as despesas do imóvel.
Quais são as outras formas de investir no mercado imobiliário?
Também é possível investir no mercado imobiliário por meio do mercado financeiro:
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
A Letra de Crédito Imobiliário é um título Renda Fixa utilizado para financiar a construção de imóveis. A remuneração é definida na compra do título e varia de acordo com o CDI.
As LCIs têm a vantagem de serem isentas de Imposto de Renda.
Fundos Imobiliários (FIIs)
Consiste na compra de uma fração de um fundo imobiliário utilizado na construção ou exploração de imóveis comerciais (FIIs de tijolo) ou residenciais (FIIs de papel).
Essa é uma forma de investir no mercado imobiliário na qual o cotista ganha com a valorização do Fundo ou com o recebimento de aluguéis. 95% do lucro líquido é dividido entre os cotistas.
Ações de construtoras e incorporadoras
Outra forma de investir no mercado imobiliário é a compra de ações de construtoras e incorporadoras. O investimento inicial é baixo e permite receber os dividendos na distribuição dos lucros entre os acionistas. Também há ganhos provenientes da valorização das ações.
Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)
São destinados ao financiamento de transações imobiliárias. O valor recebido inclui o montante investido mais os juros com base no CDI. O prazo de resgate é estabelecido no momento da compra. Muitos Fundos Imobiliários de Recebíveis contam com CRIs na composição de suas carteiras.
Conheça os lançamentos Swiss Park
Com mais de 47 anos de atuação no mercado imobiliário, a Swiss Park é detentora das marcas Swiss Park Residencial e Villa Suíça e já realizou mais de 33 empreendimentos nas regiões mais valorizadas do país.
Investir no Swiss Park é garantia de proteção do seu patrimônio. Os empreendimentos têm ótimas condições de lançamento e tendem a se valorizar com o passar do tempo. De fato, o Swiss Park foi eleito como um dos melhores para viver de acordo com uma pesquisa realizada pelo Portal Imovelweb.
Quer saber como investir no mercado imobiliário? Então, entre em contato com a gente!