19 maio

Construir casas para alugar é um bom negócio?

Construir casas para alugar é um bom negócio?

Nos últimos anos, com a instabilidade do mercado e a queda da taxa Selic no menor patamar histórico, deixar o dinheiro parado não é mais vantagem e muitos investidores começaram a pesquisar se construir casas para alugar é um bom negócio. Se você também está na dúvida, chegou o momento de avaliar seriamente essa opção.  

Construir casas para alugar é um bom negócio no Brasil?

No Brasil, culturalmente, pelo histórico da inflação e as instabilidades do mercado, os imóveis são investimentos mais seguros, que adquirem valor com a passagem do tempo, ao contrário dos automóveis que já perdem valor ao sair da concessionária, por exemplo. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC indicam que os imóveis são a segunda opção de investimentos preferida no país. 

Sabe aquela antiga crença de ‘quem investe em terra nunca perde’? Para quem não tem familiaridade com investimentos, construir casas para alugar é um bom negócio para garantir uma renda mensal. sem precisar se preocupar com as oscilações de títulos ou ações. Um imóvel só será investimento, entretanto, se você não for morar nele, por isso, é necessário avaliar alguns pontos para tomar a melhor decisão.   

O que avaliar para investir em imóveis?

Enquanto a escolha de um imóvel para morar leva em conta vários fatores emocionais e a rotina da família, escolher um imóvel para investimento, seja residencial ou comercial, deve avaliar critérios mais comerciais. 

Para um bom investimento, é preciso ficar de olho nas demandas do mercado, conhecer as regiões em valorização, buscar os tipos de imóveis que estão em alta e, principalmente, entender as burocracias, contratos e documentações exigidas. Para investimento, algumas regiões que estão em crescimento e ainda não estão tão saturadas podem ser interessantes para a valorização em médio e longo prazo. 

Pense também no perfil do público que você pretende atrair como inquilino: um imóvel para um casal jovem sem filhos é diferente do padrão médio da família brasileira, que na maioria tem dois filhos. A escolha da região e do perfil de inquilino determinará se é mais proveitoso construir uma casa, kitnets, salas comerciais, galpões ou uma casa de veraneio, por exemplo.

Construir casas para alugar é um bom negócio
Construir casas para alugar é um bom negócio?

Existem desvantagens?

Apesar de muitas vantagens, há pontos que devem ser observados quando se avalia se construir casas para alugar é um bom negócio. Imóveis são negócios que se valorizam a médio e longo prazo e podem levar tempo para vender, por isso, o foco no aluguel é vantajoso para quem deseja uma renda extra enquanto o imóvel se valoriza.

É necessário levar em conta também os custos necessários para a manutenção do imóvel, como reparos e reformas. Há também a chamada ‘vacância’, período em que não há inquilinos no seu imóvel e todos os custos, como contas, condomínio e impostos são cobrados do proprietário. Apesar de esporádicas, contar com essas desvantagens é importante no planejamento comercial. 

Para driblar os possíveis problemas, para quem procura saber se construir casas para alugar é um bom negócio, é necessário contar com o conhecimento de profissionais com vivência no segmento, que te indicarão bons negócios, tipos de projetos e áreas que estão em valorização na região. Com suporte e planejamento, construir casas ainda é um investimento seguro, uma herança que só se valoriza com o tempo e mais rentável que deixar o dinheiro parado. 

Com mais de 40 anos de experiência no segmento imobiliário e um portfólio de empreendimentos diferenciados, a Swiss Park Campinas tem opções para quem deseja construir imóveis residenciais ou comerciais para aluguel em regiões de fácil acesso. As últimas oportunidades de investir em Campinas, Brasília e em Manaus nos empreendimentos da incorporadora estão disponíveis. Agende sua visita pelo WhatsApp e venha conhecer.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *