Confira a receita da edição 77 da Revista Swiss Park!
Reportagem: Carolina Pimentel | Imagens: Celso de Menezes
Prático, rápido e feito em casa!
Queridinho da quarentena, fazer o próprio pão virou uma terapia.
Sucesso atual com os dias de isolamento social somados aos dias mais frios do inverno, os pães caseiros estão a todo vapor nesta quarentena. E não são poucos os que se aventuram em prepará-los quase todos os dias, como a moradora do Fribourg Angélica Zambroti que encontrou na cozinha uma terapia. “Cozinho por hobby para ocupar a cabeça. Amo o desafio de receitas novas”, conta a moradora que prefere fazer mais salgados a doces. Um pão quentinho saindo do forno até que não é uma má ideia. E tem muita gente se aventurando nas diversas receitas dessa iguaria. No Instagram, por exemplo, já são mais de 4.700 de postagens marcadas com a #pãodemia. “Assar um pão já virou tradição por aqui. Faço para o café da tarde ou para o lanche da noite, quando as fatias viram bruschetas. O fato é que ele está sempre presente na minha casa”, diz.
De família italiana, Angélica buscou uma receita de pão italiano com o tio do seu marido Fernando, e hoje prepara o tradicional pãozinho para ela para o marido e para a pequena Isabela. Mas dá pra fazer pão italiano com casca grossa e miolo macio em casa? Sim! Usando apenas quatro ingredientes, a moradora nos recebeu em sua casa com todo cuidado necessário de higiene e distanciamento e preparou uma receita prática, rápida e muito gostosa que você, depois de ler essa matéria, vai sair correndo para fazer o seu próprio pão! “Nesta receita, o tempo de fermentação não é tão longo e a massa fica cheia de bolhas, úmida (não grudenta) e com o gostinho levemente azedo”, explica Que tal você se aventurar na cozinha e colocar literalmente a mão na massa e fazer o seu pão italiano? Confira abaixo a receita e mande uma foto para gente no nosso WhatsApp (19) 99608-2564 ou poste uma foto nas redes sociais e marca com a hashtag #revistaswisspark que queremos ver como ficou seu pãodemia!
Pão caseiro
• 800 gramas de farinha de trigo
• 540 ml de água filtrada
• 10 gramas de fermento biológico
• 15 gramas de sal
Numa tigela grande, misture com uma colher a farinha com o fermento. Acrescente o sal e mexa novamente. Coloque metade da água e mexa vigorosamente para incorporar e desmanchar os grumos de farinha. Coloque mais água e deixe a colher de lado e coloque a mão na massa e amasse bem com os dedos. Transfira todo conteúdo para a pedra da pia e sove o pão (não precisa deixar a massa lisa, mas tem que incorporar todos os ingredientes). Deixe descansar por 1 hora e 10 minutos em uma panela de inox untada com olho e fechada com tampa dentro do forno desligado.
Você também pode usar uma panela de cerâmica, ferro ou pedra que não tenha nenhuma parte que possa derreter no forno. Fermentado, tire a panela do forno faça cortes na massa com a faca e polvilhe um pouco de farinha. Pré-aqueça o forno em temperatura alta por 10 minutos. Abaixe o fogo para 180º e leve a panela com tampa novamente ao forno por 30 minutos. Após isso, abra a tampa e deixe o pão assar por mais 20 minutos, ou até dourar. Retire a panela do forno e, com cuidado, transfira o pão para outro recipiente e deixe esfriar para cortar as fatias e servir.
*dicas de chef: colocar uma assadeira com água no forno deixa a casquinha do pão mais crocante por causa do vapor
Confira outras matérias da edição clicando aqui!