Parque Botânico no Swiss Park encanta os visitantes.

Já imaginou ter uma área de 554 mil metros quadrados de muito verde pertinho de casa? Quem visita o Parque Botânico no Swiss Park, em Campinas (SP), logo descobre que essa é a realidade dos moradores do complexo urbanístico!

Inaugurado em 2009, o Parque Botânico Amador Aguiar frequentemente é cenário nos encontros de amigos e familiares, com um projeto arquitetônico que privilegia a integração com o meio ambiente e as belezas naturais do local. O nome do Parque Botânico no Swiss Park, inclusive, é uma homenagem ao ex-presidente do Banco Bradesco, antigo proprietário da área onde hoje é o complexo.

O projeto paisagístico do Parque é do engenheiro-agrônomo Alexandre Furcolin e o projeto arquitetônico foi assinado pela HM&K Projetos e Obras. Toda madeira utilizada na estrutura do parque, do portal à sede principal, é de madeira de mata reflorestada.

O que fazer no Parque Botânico no Swiss Park?

O parque oferece trilhas para os visitantes, além de uma Sede principal com sanitários, água e pergolados para parada de descanso.

Na sede principal, de mais de mil metros quadrados, são realizados alguns dos eventos sociais anunciados pela Associação Master e pelo Swiss Park. Os prédios são facilmente avistados pela figueira centenária de mais de 20 metros de atura, um cartão-postal do Parque Botânico no Swiss Park. Na passarela, inclusive, o visitante pode conferir uma vista privilegiada do pôr do sol.

Os visitantes também podem aprender mais sobre a flora nativa remanescente de Campinas e o plantio de novas mudas seguem as regras estabelecidas pelo Guia de Arborização Urbana de Campinas, que indica as espécies adequadas para cada região.

O Parque Botânico é exclusivo para a entrada dos moradores?
Não. Embora esteja localizado no complexo do Swiss Park, o Parque Botânico é público e aberto à comunidade para a visitação.

Posso levar meu cachorro para passear no Parque?
Sim, seu amigo de quatro patas será muito bem-vindo, com algumas recomendações:

✔ Uso de coleira obrigatório;
✔ Focinheira para cachorros de médio ou grande porte.
⚠ As áreas demarcadas com sinalização de carrapatos merecem atenção especial para os donos de cachorros, fique alerta! Não deixe que o cachorro saia correndo fora das trilhas.

O PetPlace no Botânico é uma nova área cercada onde os cachorros podem brincar e socializar, sem perigo de fugir. O espaço é aberto para todos os visitantes, ao lado do Lago Pulmão, próximo ao Residencial Zurich.

Fotos são permitidas no Parque Botânico no Swiss Park?
O Swiss Park tem cenários lindos para fotos e já participamos da história de muitos casais, famílias e reencontros de amigos!

Você pode tirar a sua foto gratuitamente no Moinho, Relógio ou no Parque Botânico no Swiss Park. Depois, não se esqueça de marcar #eu❤️botânico nas redes sociais, vamos adorar compartilhar os melhores cliques!

📸 Siga: @swisspark no Instagram.

Há bares ou restaurante no Parque Botânico?
Não há restaurantes, bares, quiosques ou vendedores de alimentos no local. O Swiss Park, porém, conta com uma Associação Comercial com restaurantes, padarias e lojas ao redor dos Residenciais. Saiba mais sobre o comércio no Swiss Park.

Próximos à sede principal há pergolados para realização de piqueniques.

Posso dar treinamentos, promover encontros ou ensinar atividades físicas no Parque Botânico (corrida, dança, yoga, meditação etc.)?
Os salões da sede principal não são locados para eventos sociais, fóruns, cursos ou aulas. Caso queira ministrar uma aula ao ar livre no parque, você pode solicitar a autorização pelo e-mail falecom@associacaomaster.com.br, informando os nomes dos instrutores, local em que pretende realizar a aula e a data prevista.

O que é o Horto Botânico?
O Horto Botânico é uma das trilhas dentro do Parque Botânico no Swiss Park, com acessibilidade para PCDs e projeto botânico de Dionete Santin, engenheira-agrônoma responsável pela flora do Parque. O percurso, aberto ao público, conta com mudas de plantas frutíferas, nativas e exóticas, para apreciação da diversidade das espécies.

O Parque Botânico passa por manutenções?
Sim, há uma equipe dedicada à conservação do Parque Botânico, que mantém a grama baixa, restaura os prédios da sede social, atua no desassoreamento dos lagos e no plantio e manejo das árvores do local.

Periodicamente há a manutenção do Parque Botânico, para o maior conforto e segurança dos passeios.

Quais as regras de convívio no Parque Botânico?
Ninguém quer chegar em um ambiente tão bonito, cheio de natureza, e encontrar lixo e desorganização. Por isso, é responsabilidade de todos os visitantes, seja ou não morador, zelar pela manutenção da estrutura do Parque Botânico no Swiss Park e mantê-lo limpo, sem sacolas plásticas, bitucas de cigarro ou material orgânico pelo chão. Há sanitários na sede principal, se necessário.

É proibido no Parque Botânico:
⚠ Nadar ou pescar nos lagos;
⚠ Capturar, matar ou perseguir os animais silvestres;
⚠ Gravar ou pichar nomes em árvores, pergolados ou nos prédios do parque;
⚠ Acender fogueiras ou soltar balões;
⚠ Plantar espécies de fora do parque;
⚠ Coletar flores, sementes ou retirar mudas;
⚠ Jogar lixo nas trilhas, lagos ou matas, respeitando a sinalização do parque.


Qual o horário de funcionamento e o endereço do Parque Botânico no Swiss Park?
O Parque Botânico no Swiss Park está aberto todos os dias, das 6h às 19h. A entrada é gratuita.

📍 Endereço: Avenida Wellman Galvão de França Rangel – Swiss Park, Campinas – SP.

Mais Informações:

Desde 30/06/2023 a responsável pela gestão do parque é a Associação dos Proprietários do Swiss Park “Associação Master” que pode ser contatada pelo telefone 0800-591-8940, falecom@associacaomaster.com.br ou acessando: https://masterswisspark-campinas.org.br/

Viver perto de tanta natureza, com qualidade de vida é um dos pilares do Swiss Park, em todos os empreendimentos. Aproveite essa oportunidade de ser vizinho do Parque Botânico, fale conosco pelo WhatsApp.

Compartilhe!

Tags:

Receba nossa newsletter!

Leia Também