Uma construção é considerada sustentável quando harmoniza, em todo o processo de sua construção e pós-construção, com o meio ambiente. Visando amenizar os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. Além disso, também são usados materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, como madeiras reflorestadas, bambu ou lâmpadas de LED por exemplo.
Esse conceito existe há muitos anos, após a Crise do Pretóleo, que, após um aumento expressivo do preço do petróleo, também foi percebido a escassez dos recursos naturais. O Brasil se encontra no top 5* mundial de países que possuem construções sustentáveis, seguido de China, Canadá, Índia e EUA. Este último é considerado o “berço” da LEED (Leadership in Energy and Environment Design), uma certificação que busca incentivar práticas sustentáveis nas construções.
As construções sustentáveis possuem algumas características principais, entre elas estão, por exemplo:
– Uso de sistemas que possibilitam o uso racional da água e energia elétrica, evitando também o desperdício desses recursos;
– Utilização de madeiras certificadas, de origem legal;
– sistema de aquecimento solar;
– Priorizar e privilegiar a iluminação natural (do sol), que economiza o uso de iluminação artificial (lâmpadas);
– Lâmpadas de LED, ao invés de lâmpadas comuns, por trazerem maior economia de energia elétrica;
– Utilização de materiais de construção recicláveis, sempre que possível, e de processos que evitem, ao máximo, o desperdício desses materiais;
– Implantação de sistema térmico para evitar o uso excessivo de ar-condicionado, como por exemplo o telhado verde, que diminui o calor interno da residência, principalmente no verão.
Se você vai construir sua residência, leve em consideração esses pontos, pensando no bem-estar de sua família e do meio-ambiente. Se você não pretende mudar de casa nos próximos anos e entende a importância de utilizar meios mais sustentáveis, a mudança pode começar aos poucos em alguns hábitos do dia-a-dia.
Tendo a consciência da importância da mudança de atitudes e itens de casa, já é o primeiro passo a ser dado para uma rotina mais sustentável e, até mesmo, saudável.