Já teve a sensação de que, por mais que você se esforce, sua casa está sempre bagunçada? Itens esquecidos pelas gavetas? Roupas perdidas pelo armário? Calma! A situação é tão comum que o livro ‘A mágica da arrumação’ (Editora Sextante | 2015) de Marie Kondo se tornou um sucesso!
Como organizar a casa com as dicas de Marie Kondo?
A ‘guru da organização’ nasceu em Tóquio (Japão) e desde criança era encantada por revistas de decoração e dicas domésticas. Marie reforça que culturalmente há tradições japonesas de faxinas periódicas, que estimularam que desde jovem ela testasse vários métodos para manter os cômodos mais organizados.
Hoje, autora de best-sellers sobre o tema, apresentadora de sucesso nas plataformas de streamings e praticamente um ícone pop, Marie Kondo foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes pela Times por ter criado um método de organização doméstica que mescla feng shui, cultura oriental e alguns conselhos inspiracionais.
Qual o diferencial do método KonMari?
Nos livros, Marie Kondo promete um método de organização que ‘pode mudar a sua vida’, o KonMari. O destaque é que, seguindo o passo a passo, a bagunça não retornaria aos ambientes. “Ter uma casa bem arrumada influencia positivamente todos os aspectos da vida – inclusive o trabalho e as relações familiares”, indica Marie Kondo em ‘A mágica da arrumação’.
Um dos diferenciais do método KonMari é realizar a organização por categorias e não pelos cômodos. Assim, ao invés de arrumar o quarto ou a cozinha, a sequência de itens organizados deve ser: roupas, livros, papéis (dos boletos aos contratos), komono (itens diversos, como cozinha e banheiro) e, por fim, os itens de valor sentimental (como as fotografias, presentes e lembranças de viagens).
A cada categoria, você colocará todos os itens reunidos no mesmo cômodo, para ter a noção exata da quantidade de peças e realizará o descarte de tudo que não te ‘trouxer felicidade’. A proposta do KonMari, portanto, não é apenas organizar, mas descartar itens que não são mais utilizados, saíram da moda ou não despertam boas sensações.
Outra dica do KonMari é diferenciar a organização da faxina. É comum querer arrumar e limpar os cômodos ao mesmo tempo, o que, segundo Marie Kondo, desvia o foco do processo de avaliar cada item com atenção. A faxina será um processo recorrente (semanal, por exemplo), enquanto a organização será uma prática frequente.
Como manter a organização da Marie Kondo em casa?
“Ao experimentar a sensação de ter a casa completamente arrumada no verdadeiro sentido de expressão, você nunca mais vai querer voltar à bagunça, e a força desse sentimento fará com que mantenha tudo em ordem”, explica Marie Kondo em ‘Isso me traz Alegria’ (Editora Sextante | 2016).
Além de avaliar os itens e descartar aqueles que não estão em uso, Marie Kondo reforça o hábito de devolver as peças aos locais logo após o uso, para evitar aqueles itens perdidos pela casa que vão se acumulando no decorrer da semana.
Em entrevista ao Estadão, porém, Marie Kondo reforça que não é possível forçar que filhos, parentes ou parceiros se comprometam também com a organização. “A arrumação depende de valores pessoais ligados ao modo como cada um deseja viver”, indica Marie Kondo em ‘A mágica da arrumação’.
Os arrependidos da Marie Kondo:
A organização metódica de Marie Kondo ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia, já que muitas pessoas passaram a trabalhar e se entreter sem sair de casa. Apesar da vantagem de seguir um ‘método’, já há depoimentos on-line dos ‘arrependidos’ do KonMari, que se empolgaram no descarte dos objetos e depois sentiram falta de alguns itens.
Além disso, na realidade brasileira, nem sempre os itens descartados serão facilmente substituídos, por isso, considere a diferença cultural ao aplicar as dicas da ‘guru da organização’. Dessa forma, vale a dica: aproveite o método de organização da Marie Kondo sem radicalismos. Afinal, o processo de organizar a casa deve ser também prazeroso.
Gostou das sugestões de organização da Marie Kondo? Nos ajude a compartilhar essas dicas 🔽