27 ago

Parceria na vida e na cozinha

Parceria na vida e na cozinha

“Jovem casal morador do residencial Lenk, no Swiss Park em Campinas, troca experiências culinárias e agrada com sua versatilidade à mesa”

Ocasal Kelly Andreoli e Wellington Luis Siqueira, morador do Lenk, do Swiss Park Campinas, há dois anos, recebeu a equipe da Revista Swiss Park para apresentar um prato que já é sucesso entre amigos e familiares que frequentam a moradia do casal.

A costelinha ao molho barbecue, prato inspirado em uma famosa rede de restaurantes australiana, surgiu a partir de pesquisas e do interesse de Wellington pela gastronomia. “Morei um tempo sozinho e chegou um momento que tinha de evoluir para alguma coisa Vânia Correia que não fosse congelado pronto.  Aquela alimentação estava fazendo mal para minha saúde, então fui pesquisando, aprendendo e tomei gosto pela tarefa”, conta.

Casados há três anos, a advogada e o empresário dividem bem as tarefas e colocam a mão na massa juntos na hora de ir para a cozinha. Enquanto “Leão”, como é chamado carinhosamente pela esposa e pelos amigos próximos, prepara a carne, Kelly finaliza os acompanhamentos do prato, sucesso entre os amigos e familiares que se reúnem com frequência para apreciar a costelinha. “Eu cozinho esporadicamente, mas quem domina o pedaço é ele. Os pratos mais elaborados ele quem prepara e eu gosto de tudo!”, assume.

Kelly conta ainda que “Leão” sempre dá um toque especial aos pratos que cria; mesmo que tenha se inspirado em alguma receita pronta ele altera algum detalhe no preparo que deixa cada criação diferente da outra. Entre as outras especialidades de Wellington estão a lasanha de berinjela e o estrogonofe de frango, porém escolheram mostrar a costelinha, por ser um prato fácil, que serve à família toda, além de ser delicioso. “Apesar de o pré-preparo ser demorado, é tudo muito simples de fazer e, enquanto esperam o prato, os amigos podem saborear um vinho ou uma cervejinha gelada”, indica o casal.

RECEITA: Costelinha ao molho barbecue

INGREDIENTES

• 2 kg de costelinha de porco
• 12 limões
• 1 laranja
• 200 g de alho triturado
• Sal a gosto
• Pimenta-do-reino a gosto
• Saco plástico

MOLHO

• 1 colher (sopa) de azeite
• 1 cebola inteira ralada
• 1 xícara de açúcar mascavo
• 1 xícara de molho inglês
• 300 ml de molho de tomate
• ½ copo de água
• 1 pitada de sal

 

24 HORAS ANTES:

Escolha duas peças de costelinha de porco, com cerca de um quilo cada, e reserve. Abra o saco plástico, coloque as peças de carne e junte o suco dos limões e da laranja, sal, pimenta e alho triturado. Feche o saquinho retirando bem o ar e leve à geladeira por 12 horas. Após esse período vire o embrulho e reserve por mais 12 horas, para que o tempero penetre por inteiro na carne.

3 HORAS ANTES:

Já no dia seguinte despeje toda a mistura numa fôrma ou refratário e leve ao forno preaquecido a 180ºC. Cubra a assadeira com papel-alumínio. Uma dica é manter o lado brilhante do papel voltado para a carne. Após duas horas no forno retire o papel, aplique uma generosa quantidade de molho por cima da carne e leve novamente ao forno por mais 20 minutos. Passado esse tempo vire as peças de costela e cubra o outro lado com bastante molho. Mais 20 minutos no forno e já pode ser servida.

MOLHO

Em uma colher de azeite refogue uma cebola inteira ralada. Junte o sal e o açúcar mascavo. Deixe levantar fervura e junte o molho inglês, o molho de tomate e a água. Deixe ferver até reduzir e está pronto.

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *