Em 2006, quando foi lançado, o Swiss Park Campinas era um projeto diferenciado na região, composto por 17 residenciais fechados, 212 lotes comerciais e mais de 500 mil m² de áreas verdes, incluindo o Parque Botânico Amador Aguiar.
15 anos depois, o projeto se consolidou como um dos bairros mais desejados em Campinas, especialmente após as novas demandas da pandemia, que fizeram com que muitas famílias precisassem de mais espaço e segurança para trabalhar, estudar ou receber amigos em casa.
Quantas pessoas vivem no Swiss Park Campinas?
Estima-se que em 2021, cerca de 1.400 pessoas se mudaram para o complexo em Campinas, no total de 12.600 moradores no bairro. Há 800 obras aprovadas em andamento, o que representará mais de 2 mil novos moradores nos próximos anos.
Quantos comércios há no Swiss Park?
A procura por bairros mais sustentáveis na pandemia também aqueceu o comércio local no Swiss Park Campinas, que apresenta uma gama de serviços entre mercados, escolas, farmácias, restaurantes, lojas e padarias. Em 2021, 175 pontos comerciais já estavam ativos no complexo, com 75 prédios comerciais e 12 ainda em construção. Ao todo, 3.700 empregos já são gerados no bairro.
Com a flexibilização das normas sanitárias contra o coronavírus, os eventos promovidos pela Viva – Associação do Comércio no Swiss Park – voltaram a reunir os moradores e colaboradores do Swiss Park, com atividades sociais como o piquenique e a festa de Natal.
Para as empresas no Swiss Park Campinas, o Swiss Park Office é um dos maiores condomínios de escritórios da região, com segurança 24h e uma praça de alimentação para os colaboradores. Em 2020, 209 companhias atuavam no espaço, número que subiu para 225 em 2021. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas circularam pelo Office mensalmente durante o ano, entre escritórios, agências, consultórios e grandes empresas.
Condomínios Verticais movimentam o Swiss Park Campinas:
Por anos, havia quem gostaria de morar no Swiss Park Campinas, mas não queria se comprometer com as demandas na construção e na manutenção das casas. Os condomínios verticais, portanto, foram uma novidade muito bem recebida.
Para quem busca apartamentos no Swiss Park, os últimos anos marcaram a entrega do La Vie e do Villeneuve, condomínios verticais que já contam com cerca de 100 apartamentos habitados e mais de 110 obras em reformas.
Outros condomínios verticais no Swiss Park Campinas estão em construção, com o Noville (Santo André Empreendimento), com previsão de entrega no segundo semestre de 2022 e o Eco Vila Genebra (Eco Vila Incorporadora), com previsão de entrega na primeira fase para o início de 2023.
Perspectivas no pós-pandemia do Swiss Park Campinas:
Com obras em andamento nos residenciais fechados, lotes comerciais e nos condomínios verticais, as perspectivas do Swiss Park Campinas nos próximos anos seguem aquecidas, com o crescimento da estrutura do bairro e a consolidação do complexo urbanístico na região de Campinas.
O que era só um projeto ousado, hoje é um dos cartões-postais da cidade e desejo de milhares de famílias por toda a RMC.
▶ Para acompanhar as novidades do bairro, conheça a Revista Swiss Park.