Decoração é a expressão do gosto e o estilo dos moradores, portanto, nada mais justo que trazer itens que deixem sua personalidade mais explícita. Algumas dicas, entretanto, podem ajudar a deixar sua decoração mais atual sem itens que já estão obsoletos dentro dos ambientes. Confira!
Atenção nas escolhas para uma decoração mais atual
Em geral, a decoração mais atual valoriza itens práticos, que sejam fáceis de limpar e que não pensem visualmente nos ambientes. Especialmente após o período de isolamento social, cada vez mais famílias preferem a praticidade e os diferenciais, portanto, ficariam mais nos itens pessoais que nos móveis.
▪ Lustres, tetos ou ventiladores rebuscados
Nas décadas passadas era comum ver tetos com gessos, luminárias e ventiladores com muitos detalhes, curvas, luzes coloridas e ornamentos metálicos. Hoje, para uma decoração mais atual é comum apostar em tetos com menos elementos, sem protagonismo e que não deixem os cômodos abarrotados, o que diminui visualmente o espaço.
▪ Revestimento de pastilhas, faixas de papel de parede:
Os revestimentos com muitos detalhes, como as pastilhas coloridas, foram muito utilizados em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e espaços de lazer nas décadas passadas, assim como as faixas de papel parede que dividia os quartos.
Apesar de bonitos, essas opções acabavam chamando muita atenção, dificultando a decoração ou mesmo exigindo uma manutenção de limpeza constante. Para renovar os ambientes com decoração mais atual, a sugestão é valorizar revestimentos e acabamentos práticos em apenas algumas áreas, que não tragam muita informação e sejam fáceis de limpar.
▪ Revestimento por toda a cozinha e banheiros
Era comum que as áreas molhadas, como a cozinha, área de serviço e a cozinha tivessem revestimento de azulejos do chão ao teto, em todas as paredes. Na decoração mais atual, a sugestão é utilizar revestimentos apenas nas áreas próximas às torneiras e dos balcões, com o uso de tintas laváveis cada vez mais práticas e, claro, que economizam depois nas reformas, facilitando a mudança de cor.
▪ Móveis grandes, por todo o cômodo
Lembra-se como era comum ver estantes, bares, cristaleiras e aparadores que ocupavam todas as paredes dos cômodos? Móveis grandes caíram em desuso e a decoração mais atual privilegia modelos mais clean e multifuncionais. A tendência da simplicidade e praticidade está também no design de armários, sem muitos ornamentos e normalmente só ocupando uma parede do cômodo.
▪ Estofados e conjuntinhos combinando
Os ambientes costumavam ser monocromáticos, com toda a decoração e estampas com uma só tonalidade, lembra-se? Sofás combinando, conjuntinhos de cozinha ou pedras e revestimentos da mesma cor… Se por um lado essa escolha evita erros de combinações, a decoração mais atual orienta justamente mesclar cores e texturas, que expressem seu estilo pessoal.
Para quem tem receio de errar, uma sugestão é utilizar a base de cores neutras (branco, cinza…) e ousar nas cores de almofadas ou tapetes, por exemplo.
▪ Foque nas peças coringas, para não sair da moda:
Quer trazer mais personalidade para os ambientes? Quadros, artesanatos, vasos de plantas e itens pessoais nunca saem de moda, afinal refletem sua história e são mais fáceis de substituir caso deseje mudar o ambiente.
Trazer elementos naturais, como pedras, madeira e plantas também estão em alta: o jardim vertical, por exemplo, está cada vez mais integrado aos projetos .
Independente da tendência ou dos acessórios, a indicação é justamente colocar na sua decoração tudo que você gosta!
Gostou das inspirações? Se identificou? Que tal mandar foto do antes e depois nas redes sociais com a hashtag #swisspark? Vamos adorar compartilhar as melhores decorações!