Você já deve ter ouvido (ou vivido) a má fama que as obras residenciais têm, com orçamentos estourados, prazos vencidos, fornecedores que atrasam e profissionais que, em alguns casos, simplesmente abandonam ou não entregam os serviços contratados… Apesar do receio, os problemas em reformas ou construção não precisam mais ser uma dificuldade e separamos algumas recomendações:
- Planejamento é fundamental
Antes de colocar a mão na massa, para evitar problemas em reformas é preciso ter um bom planejamento. O que isso significa? Seja on-line ou em papel, faça uma planilha com os preços, itens necessários, contatos de fornecedores, prazos de entrega, duração das garantias… Como esses itens podem ter uma grande variação de preços, faça uma pesquisa prévia, com diferentes fornecedores.
Acredite, quanto mais detalhes você incluir nessa fase, melhor será o processo de reforma e evitará faltar materiais ou passar aperto nos orçamentos. Deixar de listar os gastos é o problema mais comum, o que gera surpresas bem desconfortáveis depois.
- Mão de obra qualificada
Há muitas histórias de problemas em reformas com fornecedores que atrasam, não retornam os contatos ou simplesmente abandonam os serviços sem conclusão… Escolher o fornecedor apenas pelo preço ou preferir fazer os reparos por conta própria pode ser a base de muita dor de cabeça, portanto, busque profissionais qualificados, com histórico de trabalhos e que tenham referências conhecidas. Aproveite indicações de familiares, amigos ou vizinhos para não cair em ciladas.
- Evite arrependimentos
Entre os problemas em reformas está também não ficar satisfeito com o resultado, o que causa descarte, retrabalho, gastos e a chateação dos moradores.
Especialistas indicam que comprar itens de decoração ou de casa pela internet, por exemplo, exige cautela, uma vez que o produto pode ter muita diferença na tonalidade, tipo de material e até no tamanho desejado, o que reforça a sugestão de sempre verificar os itens pessoalmente. Muitas vezes na empolgação ou por seguir alguma tendência, escolhemos itens e acabamentos que nem combinam com o projeto na totalidade, portanto, focar no planejamento ajudará muito.
- Acompanhe as obras
Não dá para evitar os problemas em reformas sem manter o acompanhamento frequente das obras. Mantenha uma rotina de acompanhamento dos avanços e, principalmente, esteja em dia com as dificuldades e itens que estão terminando, para que o processo não precise parar. Com o acompanhamento você pode centralizar pedidos, evitando também voltar várias vezes às casas de materiais de construção, o que resulta em fretes e deslocamentos desnecessários.
- Imprevistos acontecem
Por mais planejamento e suporte que você tenha, alguns imprevistos podem acontecer durante a reforma, seja uma viga que ninguém percebeu, um cano que rompeu, uma temporada de chuva… Pode ser que você precise mudar algum acabamento, tenha que ajustar a posição do móvel ou até expanda a reforma para outros cômodos durante o processo, o que é normal. Especialistas indicam sempre cotar 10% a mais dos materiais necessários e ter uma reserva de 20% do orçamento total, para garantir que a obra não seja prejudicada.
Com planejamento e acompanhamento, reformar ou construir sua casa não será motivo de dor de cabeça, mas uma grande realização para toda a família!
Curtiu essas sugestões? Envie suas fotos e sugestões de decoração com a #swisspark, vamos adorar acompanhar. Bimestralmente há dicas para curtir opções no complexo na revista Swiss Park.