Se em décadas passadas o espaço dos pets era para fora de casa, hoje eles se tornaram parte da rotina das famílias, com muito mais conforto e itens exclusivos para os amigos de quatro patas. Quer saber como preparar a casa para os pets? Confira as dicas! 🐕
Como preparar a casa para os pets?
O isolamento decorrente da pandemia do coronavírus fez com que muitas famílias adotassem um novo animalzinho para dentro de casa, com um aumento de 30% no número de pets em lares brasileiros, de acordo com a pesquisa Radar Pet 2021. Outra mudança foi que os gatos foram mais adotados que os cachorros e deverão se tornar os pets predominantes no Brasil, por atrair um público mais jovem e demandar menos espaço.
Caso seja o seu caso ou esteja pensando em adotar um pet, alguns cuidados na decoração e organização dos ambientes são importantes em preparar a casa para os pets.
Organizando os espaços:
Selecione os ambientes que serão exclusivos para o novo pet. Especialistas indicam que, diferente do senso comum, os brinquedos, caminhas, potes de ração e tapete higiênico (ou caixa de areia para os gatos), não devem ficar todos no mesmo ambiente. Separar os momentos ajudará no adestramento e cumprimento da rotina.
Criando uma Rotina:
Falando em rotina, assim como nós, é importante para o conforto dos pets ter uma rotina saudável. A indicação é oferecer a ração nos momentos de refeição da casa e não ceder pelos apelos de lanches fora do horário. Para os cães, mesmo que sua casa tenha espaço ou um quintal, é importante incluir na rotina os passeios para caminhadas, mesmo que seja por 10 ou 15 minutinhos.
Decoração não é brinquedo
Problema frequente em preparar a casa para os pets, no primeiro momento é normal que os filhotes não saibam distinguir o que é decoração e o que é brinquedo, por isso, é melhor guardar os itens mais delicados e apostar em brinquedos específicos para que eles possam gastar energia e se distrair.
Um ambiente pobre de estímulo é um convite para que eles comecem a estragar o que não podem. Por isso, vá adaptando os brinquedos com o crescimento do pet, oferecendo novos desafios.
Plantas e itens tóxicos
Há plantas que são seguras para cães e gatos, algumas delas, inclusive podem ser ingeridas pelos animais. É importante também redobrar a atenção com remédios, produtos de limpeza, cosméticos ou outros itens que possam ser ingeridos pelos pets num momento de distração.
Gatificação
Os felinos precisam de algumas instruções especiais quando preparar a casa para os pets. Além das telas de proteção em janelas, varandas e muros (que evitam que os gatos saiam para a rua), os arranhadores entretêm os gatos e estimulam o alongamento.
Na decoração, evite almofadas, tapetes, mantas ou cortinas com texturas e rendas que são fáceis para as garras enroscarem. Prefira tecidos que sejam fáceis de limpar e com durabilidade maior.
Para quem deseja investir em preparar a casa para os pets, ‘gatificar’ os ambientes incluem prateleiras e nichos para que os felinos possam explorar a casa e ficar em locais mais altos, com a sensação de abrigo. Há cada vez mais projetos diferenciados, integrados à decoração.
Gostou das indicações? Nos ajude a compartilhar esse conteúdo, clique abaixo 🔽