23 set

4 dicas de jardinagem para iniciantes!

4 dicas de jardinagem para iniciantes!

Começo da primavera, momento perfeito para deixar a casa ainda mais ‘verde’ e colorida aqui no Swiss Park! Com dicas simples de jardinagem para iniciantes, mesmo aqueles que não têm muita habilidade com as plantas podem descobrir que, na verdade, manter o jardim bem cuidado é uma questão de técnica.

A pesquisa sobre jardinagem para iniciantes, inclusive, está em alta: entre o início da quarentena até meados de julho, a busca por termos como ‘kit de jardinagem’ aumentou cerca de 180% no Google Trends, o que indica que com mais tempo livre dentro de casa, muitas pessoas estão descobrindo que manter o jardim bem cuidado é uma atividade prazerosa, um novo hobby doméstico.

E no Swiss Park, você tem a segurança, estrutura e o espaço ideal para ter o primeiro contato com a jardinagem para iniciantes, quer ver? 

Jardinagem para iniciantes: os primeiros passos.

No começo, a recomendação dos especialistas é começar com as espécies mais comuns e resistentes, que são fáceis de serem substituídas, se necessário. Começar com um exemplar raro, muito trabalhoso, pode te deixar desestimulado em seguir com a jardinagem para iniciantes.

Ouviu dizer que tudo bem deixar suas plantinhas sem Sol ou água por dias? Apesar das exceções, a maioria das plantas se adaptam melhor aos ambientes bem iluminados, com incidência solar um período do dia. Já a quantidade água pode variar: a dica é verificar se a terra ainda está úmida. Se estiver muito seca abaixo da superfície, regue novamente.

Na adubagem, ponto fundamental da jardinagem para iniciantes, peça orientação nas lojas especializadas e prefira opções mais suaves, que não têm risco de queimar as plantas. Há fertilizantes potentes que o erro na dosagem pode matar suas plantas ao invés de desenvolvê-las.

1. Evite as mudanças bruscas!

Na empolgação, é normal na jardinagem para iniciantes querer mudar as plantas de lugar, muitas vezes favorecendo a melhor estética. Muitas espécies, porém, podem sentir a mudança brusca para outro ambiente. A recomendação é testar uma mudança gradual, especialmente quando for de um espaço pouco iluminado para outro com muita luminosidade, por exemplo.

Falando de mudanças bruscas, em algumas espécies a poda também não pode ser drástica. Pesquise o melhor período e o método para cada espécie. Em geral, a recomendação é que a poda seja realizada nos períodos mais secos, no fim do inverno e começo da primavera, eliminando apenas os ramos secos, mal formados ou que já estejam doentes.

2. Horta com temperos e aromas!

Mesmo que você não tenha familiaridade com a jardinagem para iniciantes, é possível cultivar ervas e temperos também no seu jardim, para tê-los fresquinhos sempre à mão. Espaço não é desculpa aqui no Swiss Park: você pode utilizar um cantinho do quintal ou usar canteiros e vasinhos.

O ponto chave aqui é verificar se a horta está bem ventilada, iluminada e sem variações bruscas de temperatura (muito frio ou muito calor durante o dia, por exemplo). Manjericão, alecrim e hortelã são apenas algumas das mais tradicionais, ideais para começar e ter mais cores e sabores na cozinha.

3. Os vilões da jardinagem para iniciantes.

Excesso ou a falta de água é um dos principais erros dos jardineiros amadores. No geral, os melhores horários para regar as plantas é logo pela manhã ou no fim da tarde, quando não está tão quente e a água não evaporará tão rápido. Durante a noite, a absorção da água é menor, o que não é tão recomendado.

Regue o solo, não as folhas, já que o excesso de umidade pode adoecê-las. Em vasos, fique atento: é importante uma boa drenagem (com os furinhos na parte do fundo, por exemplo), para que as raízes não apodreçam, um problema muito comum no cultivo das ervas e temperos.

Colocar várias espécies diferentes no mesmo recipiente, apesar de esteticamente bonito, também pode prejudicar o desenvolvimento do seu jardim. A hortelã, por exemplo, tem raízes invasoras que podem sufocar outras espécies que estiverem no mesmo vaso.

4. Verde na decoração!

A paixão pela jardinagem para iniciantes pode até sair do quintal e se tornar parte da decoração nos ambientes internos no Swiss Park. Essa tendência, inclusive, tem até nome: urban jungle.

Dentro de casa, a recomendação é procurar espécies que se encaixam bem na sua rotina doméstica. Uma planta que exige muitos cuidados pode não ser ideal para o dia a dia apressado, assim como uma espécie mais sensível pode ficar com as folhas secas em ambientes com ar-condicionado. Como indicado anteriormente, comece com exemplares mais comuns, de grande resistência, como cactos, suculentas ou a espada de são Jorge.

Esse é apenas um incentivo, mas você ainda terá muito para perguntar, aprender e experimentar para manter um jardim bonito, que seja parte da sua rotina. Exige esforço, mas valerá a pena. Aproveite a Primavera e descubra que jardinagem para iniciantes é cheia de surpresas!

Para quem está buscando mais espaço para a jardinagem e o lazer da família, o Residencial Glarus é o último lançamento do Swiss Park, com lotes prontos para construir de 360 à 970m², ideal para o projeto do jardim perfeito! Aproveite essa oportunidade. 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *