Se um dos seus passatempos preferidos é a leitura, com certeza deve ter um cantinho com livros em casa, certo? Nem sempre organizar os livros é uma tarefa fácil e o resultado podem ser livros espalhados pela casa ou pelo cômodo, com a sensação de desordem.
Especialmente com o aumento das videochamadas pelo estudo e trabalho em casa, muitos começaram a se preocupar como organizar os livros na decoração, uma vez que a estante de livros se tornou o ponto preferido para transmissões on-line de artistas e jornalistas. A tendência rendeu até uma situação inusitada, quando durante uma videochamada um desembargador derrubou o fundo falso da biblioteca que utilizava como cenário.
Se você deseja ter aquela estante digna de fotos sem precisar de fundo fake, se liga nas dicas para ajeitar os livros.
Organizar os livros exige paciência
Organizar os livros exige paciência para que o efeito não seja o oposto, com os livros amontoados. Não há uma regra, mas a indicação é separá-los de acordo com a funcionalidade, deixando na altura dos olhos aquelas obras mais requisitadas (como livros da sua profissão, estudos ou biografias), enquanto as prateleiras mais altas podem exibir as coleções e livros que já foram lidos.
Na hora de organizar os livros, pode separá-los como achar melhor para localizar as obras, seja por tamanho, cor, autor ou mesmo gênero literário. Uma sugestão para deixar a decoração mais interessante é intercalar livros na vertical com outros na horizontal, o que ajuda a dar mais destaque em algumas obras.
Como indicado na decoração afetiva, além dos livros, as estantes e prateleiras podem trazer também boas lembranças para os moradores, como itens de viagens, porta retratos, vasinhos de plantas, presentes… Só é recomendado que os itens não prejudiquem o acesso aos livros.
Apesar do escritório/home office ser o local mais associado com os livros, você pode também incluí-los na sala de estar, corredores, quartos ou até aproveitar espaços que não são tão comuns, como embaixo da escada, sob a cama ou até em cantinhos dos ambientes, em aparadores ou carrinhos. Organizar os livros, inclusive, pode ajudar a criar uma separação entre ambientes integrados.
Indicações para o cuidado com os livros:
▪ Além da limpeza frequente do ambiente, recomenda-se semestralmente (ou anualmente, no máximo), retirar todos os livros para limpeza, um a um.
▪ Procure manter os livros na horizontal ou na vertical. Livros inclinados se deformam com o passar do tempo.
▪ Evite grandes pilhas de livros, já que o peso pode modificar a estrutura dos menores.
▪ Evite a incidência de Sol direto sobre eles, já que as capas ficarão desbotadas rapidamente. Por outro lado, ambientes mal ventilados e iluminados podem prejudicar e amarelar as folhas.
Desapego também faz parte!
Uma das indicações mais polêmicas para organização do método de Marie Kondo é justamente manter no máximo 30 livros dentro de casa, o que é considerado pouco para quem adora aproveitar as livrarias. A indicação, entretanto, é um exercício constante para descartar aqueles livros que já foram lidos, estão obsoletos ou foram comprados por impulso.
Desapegar de algumas obras é uma maneira de abrir espaço para novas leituras, além disso, há opções de livros on-line para quem deseja manter centenas de livros arquivados sempre disponíveis para consulta. Afinal, além de bonita, a coleção de livros deve ser funcional, com obras que nos ajudam a refletir, aprender ou lembrar bons momentos.
Gostou dessas sugestões de decoração? Envie suas fotos e sugestões de decoração com a #swisspark, vamos adorar acompanhar. Bimestralmente há dicas para curtir opções no complexo na revista Swiss Park.