26 ago

Como decorar sua casa de maneira sustentável

Como decorar sua casa de maneira sustentável

Os móveis sustentáveis tem a principal vantagem de ajudar na preservação das árvores nativas, dependendo do material, como no caso de madeira de demolição, a madeira será reutilizada, o que diminui o descarte de material, além de ficarem lindos em diversos ambientes da casa, sendo para áreas internas ou externas.

Confira as opções de materiais que são considerados sustentáveis para sua decoração e mobília e também algumas dicas de como adaptar esses móveis no seu lar:

Há diversas opções de móveis feitas com materiais considerados sustentáveis. Uma prática de algumas indústrias moveleiras é a confecção de móveis rústicos a partir de árvores que caíram naturalmente, o processo a ser seguido obedecem às orientações IBAMA. Geralmente móveis feitos com esse tipo de madeira seguem forma mais orgânica e remetem há algo da própria natureza.

Foto – Revista Swiss Park

Outro tipo de móvel, que alia a belíssima decoração e a sustentabilidade é o móvel produzido a partir de madeira de demolição. Esse tipo de material vem do reaproveitamento de sobras de madeira utilizada para a produção de móveis e na construção civil. Ou seja, o que seria lixo descartado, se transforma em item de decoração para transformar um cômodo da casa.

Foto – Pinterest

Ainda se tratando da reutilização de materiais para a confecção de móveis, encontramos nos mais diferentes ambientes móveis produzidos através de Palete. Esse tipo de estrutura de madeira é muito utilizado para transporte de cargas, mas há algum tempo cem se tornando item de decoração nas casas, seja para construção de bancos, camas, mesas ou outros tipos de mobílias. O interessante da confecção desse tipo de móvel é que além da possibilidade de comprar pronto, você ainda pode encontrar diversos vídeos e tutorais pela internet que auxiliam na transformação de um palete em um uma mobília para sua casa, ou seja, se quiser algo que seja mais personalizado, consegue fazer você mesmo, sem sair de casa.

Foto – Pinterest

Lembrando que o reaproveitamento de materiais é uma prática sustentável excelente em tempos em que o desmatamento vem crescendo e as consequências aumentando, então, antes de jogar um móvel fora e simplesmente adquirir outro é legal ver se ele pode ser transformado e utilizado de uma forma diferente ou com apenas a mudança de alguns aspectos, como nos modelos a seguir.

Foto – Pinterest
Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *