Horto Botânico é a nova trilha do Parque no Swiss Park.

O Botânico, é um parque no Swiss Park já bem conhecido pelos moradores de Campinas (SP), seja para caminhadas, piqueniques ou como cenário de belas fotos. Agora, mesmo os visitantes mais assíduos terão uma nova trilha para explorar e conhecer ainda mais sobre a diversidade natural: o Horto Botânico.

Horto Botânico do Parque no Swiss Park é uma aula ao ar livre.  

Para quem adora botânica, ecologia ou aprecia as belezas naturais, a nova trilha oferecerá uma verdadeira aula ao ar livre. O Horto (em conclusão) é parte do projeto botânico de Dionete Santin, engenheira-agrônoma responsável pela flora do Parque Botânico, coordenadora e uma das autoras do ‘Guia de Arborização Urbana de Campinas’ (GAUC).

O Horto Botânico é acessível aos PCDs, com uma trilha bem mais plana que o restante do parque e oferece a oportunidade de acompanhar a evolução dos vegetais, partindo das gymnospermas (como os pinheiros), passando por um cenário com diversidade botânica.

Com mudas de árvores frutíferas nativas, ornamentais e exóticas, canteiros de cactos, palmeiras, representantes históricos (como o famoso pau-brasil), até chegar na família Asteraceae, que possui as características mais evoluídas, com os frutos e sementes que se dispersam pelo ar, através do vento.

Horto Botânico do Parque no Swiss Park é uma aula ao ar livre
Início da evolução com as Gymnospermas.

O objetivo, além da beleza natural, será oferecer um passeio didático, especialmente pelo contato com espécies que se tornaram raridade nos grandes centros urbanos. Algumas espécies, inclusive, como o cambuí e a perobinha guatambuzinho, já eram consideradas quase extintas no município e foram replantadas no espaço com o intuito de ensinar e estimular a conservação das espécies.

Para facilitar o passeio e aprendizado, o próximo passo será a catalogação das mudas, para que os visitantes do Horto Botânico consigam observar a diversidade botânica, com os diferentes tipos de flores, copas, troncos e sementes ao percorrerem a trilha.

Byrsonima sp. (murici)

Um pedacinho da história de Campinas.

Além do Horto Botânico, o cuidado com o plantio e manutenção das espécies é uma constante no Parque Botânico: cada muda é selecionada para representar parte da história e vegetação nativa do município.

Logo na entrada do parque, há a representação de espécies nativas que cobriam a região anteriormente conhecida como Campinas de Mato Grosso. A disposição das plantas, portanto, não é apenas estética ou ornamental, e conta a história do município, com os jequitibás, cambuís e até o café, uma das monoculturas que movimentaram a região na época dos Barões.

Como alerta, Dionete Santin indica que as mudas são plantadas em cada local respeitando as características das espécies, já levando em consideração o espaço da copa, as exigências da poda, entre outros aspectos. A engenheira agrônoma reforça que, apesar de ser um espaço amplo e bem arborizado.

Os visitantes do Horto Botânico não podem fazer plantios por conta própria, para evitar problemas futuros na manutenção do parque e das outras espécies ao redor.

Aristida pallens (capim-barba-de-bode) vegetação das campinas que originou o nome da cidade.

Outra dúvida bem comum entre os frequentadores do parque é justamente sobre a poda das árvores do local. “As pessoas veem que estamos realizando alguma poda ou eliminando indivíduos comprometidos e acreditam que estão sendo cortados sem motivo, mas algumas espécies têm um ciclo de vida mais curto e apresentam um definhamento natural, começam a secar ou apodrecer”, diz Dionete. O manejo, inclusive, é obrigação e está previsto na legislação.

Na catalogação do parque, em um pequeno espaço, será reproduzido o capítulo do GAUC que trata da arquitetura das plantas, que ensina sobre as particularidades da poda em cada espécie, respeitando a natureza e a característica de cada uma.

Toda essa diversidade e a preocupação de preservar um pouco da cobertura vegetal nativa do município, faz do Parque Botânico um espaço de aprendizado, muito além do lazer.

Solandra grandiflora (vistosa)

Mais Informações:

Desde 30/06/2023 a responsável pela gestão do parque é a Associação dos Proprietários do Swiss Park “Associação Master” que pode ser contatada pelo telefone 0800-591-8940, falecom@associacaomaster.com.br ou acessando: https://masterswisspark-campinas.org.br/

 

Seja vizinho de um Parque Botânico!

O Parque Botânico Amador Aguiar foi inaugurado em 2009, tem cerca de 554 mil m² de área verde e se tornou um ponto de encontro entre amigos, familiares e visitantes que conhecem o Swiss Park. O espaço é aberto ao público, gratuitamente, das 6h às 19h.

Você também pode ter o privilégio de morar ao lado do Parque, em um dos melhores bairros de Campinas: conheça os empreendimentos da Swiss Park na sua região, fale conosco pelo WhatsApp.

Compartilhe!

Tags:

Receba nossa newsletter!

Leia Também