Mais luminosidade

“Descendente de japoneses, a família escolheu um terreno duplo no Residencial Baden, no Swiss Park de Campinas, para construir a residência. Linhas retas e vidros são destaques”

Linhas retas e o uso de muito vidro são características marcantes da casa que abriga a família de Mirlei e Takashi Sakuma. O casal adquiriu dois terrenos no Residencial Baden, no Swiss Park em Campinas. A ideia era de investimento, mas a localização privilegiada do complexo – com fácil acesso à rodovia e a vários pontos importantes da cidade – fez com que mudassem de ideia e passassem a considerar o local como o novo endereço familiar. A casa espaçosa proporcionou que os três filhos: Paolla, 28 anos, Henry Kenzo, 20, e Hugo Keiti, 18, tivessem bastante privacidade – cada um tem sua própria suíte, decorada e equipada com seus gostos pessoais. Os quartos da família ficam todos no piso superior da casa, com exceção da suíte dos hóspedes, que fica junto do convívio social.

Foto – Revista Swiss Park

O PROJETO

Para que as ideias da família tomassem forma, o profissional Christie Cornelio assinou o projeto arquitetônico. Marcelo e Rafaela Novaes criaram o paisagismo.

Paolla, que também é arquiteta e foi responsável pela administração, execução da obra e decoração, conta que junto com a mãe foram as que mais deram sugestões.

“Morávamos em apartamento; então, mudar para uma casa possibilitou que fizéssemos alguns pedidos como suítes para todos, piscina aquecida com bar molhado, área de lazer confortável para receber os amigos”, elenca. Outro ponto foram as plantas. Paolla contou que a família gosta bastante do contato com a natureza, mas não consegue tempo para cuidar de jardim que exija muita dedicação. Dessa forma, optaram por espécies que precisam de menor manutenção como o pandanus, e, no interior da residência, lindas orquídeas decoram as salas.

AMBIENTES INTEGRADOS

Na área de convívio social, a sala de estar tem um pé-direito duplo e uma bela vista do residencial. À noite, para garantir mais privacidade aos moradores, uma cortina faz o isolamento, deixando o espaço aconchegante. Em uma das paredes foi feito um trabalho em 3D e também colocado um espelho, deixando o ambiente ainda mais amplo. Já a outra parede ganhou cobertura de tecnocimento, conferindo assim uma cor acinzentada e sofisticada. Da sala de estar, por meio de outra escada com degraus flutuantes, tem-se acesso à área íntima da família. Integrada ao estar está a sala de jantar.

Foto – Revista Swiss Park

ESCADAS FLUTUANTES

Logo após a grande e bela porta de entrada, quem chega à residência se depara com uma escada engastada na parede: os degraus revestidos em madeira de demolição parecem flutuar. Mirlei ressalta que para dar mais segurança, principalmente para os familiares mais velhos, foi colocado um corrimão do lado interno. Nesse mesmo hall foram colocados três lustres, que fazem um convite para o segundo piso.

AMIGOS E MUITAS CONFRATERNIZAÇÕES

A família Sakuma gosta muito de receber os amigos e familiares em casa, por isso a área de lazer foi privilegiada no projeto. “O espaço conta com churrasqueira, piscina com prainha e um barzinho molhado que meu marido, mesmo não bebendo, adora.

Para os dias frios, também podemos aproveitar o SPA, que possui água aquecida”, explica Mirlei. No muro ao fundo da piscina foi feito um jardim vertical, uma ótima alternativa tanto para quem não tem muito espaço como para dar um acabamento diferente na parede. Geralmente, o jardim vertical é fixado no próprio muro ou suspenso por suportes, criando verdadeiros painéis verdes com as plantas.

Foto – Revista Swiss Park

CINE-PIPOCA

O home theater da família foi projetado para acomodar todos, confortavelmente. Paolla conta que não tem televisão no quarto e gosta do espaço para assistir a seus filmes e séries favoritos na companhia do namorado. “A sala é totalmente automatizada, substituindo o uso de vários controles remotos para iPad”, pontua.

Foto – Revista Swiss Park

Compartilhe!

Tags:

Receba nossa newsletter!

Leia Também