09 mar

Mesa posta para iniciantes traz elegância nas refeições

Mesa posta para iniciantes traz elegância nas refeições

Quem disse que uma mesa bem arrumada é exclusividade dos grandes eventos? A mesa posta para iniciantes visa justamente trazer para o dia a dia os acessórios que deixam as refeições mais bonitas, de dar água na boca só de olhar. 😋

O que é preciso para a mesa posta para iniciantes? 

Uma mesa bem arrumada não é restrição dos jantares formais. A mesa posta para iniciantes pode ser aplicada também em reuniões informais ou ocasiões temáticas, sempre que você quiser criar um clima especial, seja no café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar. 

Conheça as indicações para acertar na mesa posta para iniciantes: 

  • Toalha de mesa ou jogo americano? 

Dúvida muito comum na mesa posta para iniciantes é na escolha entre toalha de mesa ou o lugar americano. A escolha é bem particular e dependerá muito do estilo do anfitrião e dos convidados. 

O jogo americano é prático, facilita a limpeza e delimita bem o espaço de cada convidado à mesa. Apesar de ser associado com refeições informais, há opções elegantes que podem ser utilizadas em ocasiões mais sofisticadas. Na decoração, uma vantagem é poder utilizar diferentes materiais, estampas e texturas. 

Já as toalhas de mesa são recomendadas em reuniões familiares ou eventos mais formais, já que passam uma sensação de união, especialmente quando haverá vários pratos servidos no formato de buffet ou ao centro de mesa. 

Reprodução/Pinterest
Reprodução/Pinterest
  • Sousplat

Além de decorar, o sousplat é uma base para pratos muito utilizada na mesa posta para iniciantes, para dar estabilidade e proteger a mesa dos respingos ou farelos. Há uma grande variedade de materiais e formatos, do tecido ao plástico.

Atenção: o sousplat é retirado apenas no momento da sobremesa e nunca será um substituto dos pratos, portanto, não sirva alimentos direto nele. Além disso, taças, copos e talheres devem ficar de fora do suporte.

Reprodução/Pinterest
  • Guardanapo é tudo igual?

Você já notou que na mesa posta para iniciantes os guardanapos fazem muita diferença? Especialmente os de tecidos trazem mais sofisticação e charme às refeições, já que há estampas diferenciadas, que criam um visual requintado. 

Outra vantagem é que o guardanapo de pano é reutilizável depois de lavado, o que diminui a geração de resíduos, atitude cada vez mais valorizada no consumo consciente. 

Na montagem da mesa, você pode escolher se prefere deixar o guardanapo sobre os pratos ou ao lado, com os talheres.

Reprodução/Pinterest
  • Ordem da montagem 

Não é difícil montar uma bela mesa posta para iniciantes. Comece pela toalha de mesa (ou lugar americano), o sousplat, prato raso, prato fundo e o prato de sobremesa/entrada. A ordem dos talheres: garfo à esquerda e faca à direita, os restante serão de fora para dentro, com os itens de sobremesa colocados na parte de cima dos pratos. 

Copos e taças? Coloque-os na parte de cima ao lado direto, acima das facas. As xícaras também são colocadas nos respectivos pires.

Reprodução/Pinterest
  • Decoração e ocasiões temáticas 

Para compor a mesa posta para iniciantes, velas, arranjos florais e itens de decoração trazem um clima diferenciado, especialmente em datas especiais, como carnaval, páscoa, dia dos namorados, natal… 

Outra sugestão é mesclar itens de diferentes épocas, como uma louça mais antiga, herança de família, com acessórios bem modernos e contemporâneos. Um sousplat de plástico estampado pode ser combinado com xícaras e pires clássicos, por exemplo. 

Entre os cuidados, evite itens grandes, que atrapalham a visão dos convidados ou que possam atrapalhar a fluidez das refeições.

Reprodução/Pinterest
Reprodução/Pinterest

Gostou das sugestões de mesa posta para iniciantes? Ajude a compartilhar, acesse 🔽

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *