Bem-estar estará em alta na rotina pós-pandemia

Você pode nem se lembrar como era sair de casa sem cumprir as medidas preventivas contra o coronavírus, mas com os avanços das vacinações contra a Covid-19 no país, fica quase impossível não criar expectativas de como será a rotina pós-pandemia. O banco suíço UBS, inclusive, projeta uma retomada econômica a partir de setembro no Brasil.

Bem-estar na rotina pós-pandemia. 

Historicamente, crises, pandemias e guerras sempre refletem em grandes mudanças comportamentais, o que gera impacto em toda a cadeia de produção. Na maior pandemia do século XXI não seria diferente e muitas pesquisas já indicam que algumas mudanças do ‘novo normal’ vieram para ficar. 

Após mais de um ano e meio acompanhando notícias sobre enfermos, mortes e desemprego, é normal sentir-se receoso. Uma pesquisa do Facebook indicou que 45% dos brasileiros sentem incerteza no momento e 40% declarou sentir ansiedade na pandemia. Há espaço, porém, para imaginar um futuro mais otimista. “Embora o medo seja o sentimento predominante, todos estão tentando imaginar um futuro mais positivo”, indica Andrea Bell da WGSN, no artigo ‘Consumidor do futuro 2022’, que complementa: “em 2022, os consumidores buscarão a aceitação emocional, abrindo espaço para sentimentos autênticos”.

Isso se refletirá em artigos associados com bem-estar e conforto na rotina pós-pandemia, como roupas mais largas, sem gênero. A SPFW 51, por exemplo, já indicou vestidos amplos, com babados, rendas e novas opções de moletom para o dia a dia. 

Lazer no pós-pandemia:
A pandemia impulsionou os hobbies e momentos de lazer dentro de casa. Em 2020, houve um aumento de 40,4% nos gastos dos brasileiros com games, livros, streaming e instrumentos musicais, de acordo com a pesquisa do Itaú Unibanco, que também reforçou uma queda de 33% dos gastos com restaurantes, bares e baladas.

O tempo médio das pessoas em frente a TV era de 37 minutos diariamente, o que saltou para 1 hora e 49 minutos durante a pandemia, portanto, o investimento em equipamentos de TV e dispositivos audiovisuais deve seguir em alta na rotina pós-pandemia. Especialistas indicam que esse novo formato de assinaturas on-line de academias, filmes e músicas é um fenômeno novo, que deverá seguir forte. 

Lazer no pós-pandemia.

Compras on-line:
Mesmo com as lojas físicas funcionando novamente, o e-commerce já se tornou parte da rotina de muitos consumidores. Em 2021, no primeiro trimestre, as vendas on-line tiveram crescimento de 57,4% em comparação com o mesmo período de 2020. 

É importante para as marcas e empresas continuarem a investir na boa experiência digital na rotina pós-pandemia, mesmo com as lojas abertas: 65% dos consumidores admitem ter menor interesse de comprar de marcas que não têm presença on-line, aponta o estudo “Consumidor Digital: expectativas e prontidão digital”, feito pela Appnovation. 

Trabalho no pós-pandemia:
Após mais de 1 ano e meio com adaptações para o trabalho de casa, 80% dos colaboradores afirmam que estão trabalhando além da jornada normal, conforme indica a pesquisa realizada pela DataSenado. Já um levantamento da Google Cloud indicou que 50% dos participantes sentem falta do café com colegas, já que a interação social é prejudicada no home office. 67% acredita que o maior benefício do trabalho remoto é não perder tanto tempo com deslocamento diário. 

É por isso que na rotina pós-pandemia muitos colaboradores desejam o sistema híbrido, em que há períodos em casa, mas o convívio social no escritório também é possível. Entre os mais jovens, (até 21 anos), 76% gostariam de uma rotina de trabalho híbrida. 

Trabalho remoto no pós-pandemia.

Imóveis na rotina pós-pandemia:
A moradia foi um dos pontos que mais sentiu os efeitos da pandemia, já que diversas atividades foram adaptadas para dentro de casa. Em entrevista para a Revista Swiss Park, representantes do segmento indicaram alguns pontos que estarão em alta na rotina pós-pandemia e valorizarão ainda mais os imóveis. 

“O que mais tem valorizado os imóveis são áreas de lazer, mesmo que minimamente construídas, mas que possam oferecer descanso e evitar deslocamentos”, diz Kelma Camargo, diretora regional do Secovi-SP em Campinas. Paulo Sérgio Saran, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC), reitera entre os diferenciais: “adequada iluminação natural e a chamada ventilação cruzada, possibilitada por portas e janelas corretamente posicionadas”.  

Nos empreendimentos da Swiss Park Incorporadora, manter uma rotina pós-pandemia com mais conforto e estrutura para todas as famílias fica ainda mais fácil. Para saber mais sobre as oportunidades, fale com nossa equipe pelo WhatsApp.

Compartilhe!

Tags:

Receba nossa newsletter!

Leia Também