21 set

Como ter hábitos saudáveis no dia a dia?

Como ter hábitos saudáveis no dia a dia?

Dias mais claros, temperatura subindo, reta final do ano… Há diversos motivos que fazem da primavera e do verão as estações ideais para incluir mais saúde na rotina. Apesar de ser um desejo geral, muitos se perguntam como ter hábitos saudáveis e aumentar a qualidade de vida de toda a família. 

Como ter hábitos saudáveis na rotina?

Durante a pandemia do novo coronavírus, cuidar da saúde se tornou parte da rotina. Tivemos que nos adaptar e alguns novos comportamentos podem seguir mesmo após o fim da quarentena para aumentar a saúde, com ganhos permanentes. 

Refeições balanceadas: com mais pessoas comendo em casa, seja cozinhando ou por delivery, os hábitos alimentares dos brasileiros estão melhores. O estudo NutriNet Brasil entrevistou 10 mil pessoas e indica o aumento no consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%).

Em busca de alimentos que aumentam a imunidade, sucos com vitamina C e vegetais com nutrientes foram priorizados na alimentação. Houve também uma valorização de alimentos in natura ou minimamente processados, que fortalecem o organismo.

Para quem busca como ter hábitos saudáveis, outro comportamento da quarentena que pode seguir na rotina doméstica são as refeições em família, que reforçam laços, além de valorizar as escolhas alimentares, especialmente para crianças e adolescentes.  

Leitura: mais pessoas retomaram aquela pilha de livros durante a pandemia, um hábito saudável que pode seguir também nas próximas estações. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica que o movimento cresceu em 50%, em todos os formatos, especialmente por favorecer uma saída da rotina.

Especialistas indicam que a leitura é um hábito que favorece a saúde mental e que precisa ser exercitado, especialmente entre crianças e adolescentes, uma vez que o excesso de tempo em celulares e tablets, normalmente com textos curtos, podem atrapalhar futuramente na argumentação e na compreensão de textos mais longos.

Leitura estimula a imaginação | Reprodução

Atividades Físicas: ‘corpo ativo, mente sã’ – o antigo ditado segue muito atual, já que a prática de exercícios aumenta a imunidade e fortalece o corpo. Apesar dos conhecidos benefícios, a OMS indica que quase metade dos adultos brasileiros (47%) não se exercitam adequadamente, índice que preocupa. 

Especialistas orientam que uma média de 30 a 40 minutos de atividade aeróbica diária já trazem benefícios. Se não souber como começar, pode ser uma caminhada pelo bairro, não usar os elevadores ou parar um pouco mais longe do trabalho, por exemplo.Não adianta, porém, querer recuperar o ano parado em uma semana: respeite os limites do seu corpo, comece devagar e qualquer sinal de desconforto, como dores no peito ou falta de ar, são sinais que uma consulta médica é indicada. 

Contato com a natureza: atividades de lazer ao ar livre se tornaram ainda mais valorizadas na pandemia e os parques oferecem uma melhor qualidade de vida para a população. Além dos benefícios psicológicos, sociais e físicos, o contato com áreas verdes ainda estimula a preservação da natureza. 

Entre as recomendações da pesquisa ‘A Importância dos Parques Urbanos e Áreas Verdes na promoção da qualidade de vida em cidades’, 5 minutos de caminhada em parques e áreas verdes já são suficientes para melhorar a saúde mental, com benefícios para o humor e a autoestima.

como ter hábitos saudáveis
Caminhadas estimulam o bem-estar 

Cuidados com a saúde: uma pesquisa recente, ‘O Valor da Saúde’, avaliou como os brasileiros entenderam a saúde durante a pandemia. Entre os dados, os entrevistados acreditam que o estilo de vida está diretamente ligado a não ficar doente e 65% fizeram uma autoavaliação positiva da saúde. 

Em relação ao futuro pós-pandemia, a pesquisa também indicou que os brasileiros querem cuidar da saúde para ter mais disposição (75%), conviver com outras pessoas (72%), aumentar a imunidade (71%) e dormir melhor (66%).“A população em geral também está muito mais propensa a manter hábitos mais saudáveis adquiridos no último ano, principalmente diminuindo refrigerantes (61%), hambúrgueres (60%) e industrializados (58%)” – indicou a pesquisa.

como ter hábitos saudáveis
Pedalada ao ar livre

Swiss Park: aliado dos hábitos saudáveis

Os empreendimentos da Swiss Park Incorporadora valorizam os hábitos mais saudáveis dos moradores, com estruturas que favorecem a prática de esportes, os momentos de lazer e áreas verdes, para estimular a preservação ambiental. Em Campinas, no maior complexo urbanístico da região, o Parque Botânico no Swiss Park tem 3.800 metros de trilhas entre as áreas verdes preservadas.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *