11 out

Novas tendências na decoração para os millennials

Novas tendências na decoração para os millennials

A geração Y está conquistando o mercado de trabalho e a decoração para os millennials, claro, reflete as quebras de padrões, a busca da identidade e os valores desse grupo que deseja ambientes originais e mais sustentáveis.  

Quem são os millennials?

Nascidos entre o começo dos anos 80 aos meados dos 90, os millennials foram marcados como a geração que vivenciou a transição do analógico para o digital, com a introdução das tecnologias e da internet na rotina. 

Hoje entre 25 a 40 anos, eles representam a maior parcela da população brasileira (34%) e já são cerca de 50% da força de trabalho, como indica a pesquisa do  Itaú BBA em 2019.  

Definidos como ‘cringe’ (algo vergonhoso) pelas gerações mais novas, os millennials também ficaram associados como uma geração que demora mais para sair da casa dos pais, normalmente após os 30 anos. Até programas habitacionais populares indicam que a faixa etária saltou de 25 para 35 anos nos últimos anos, de acordo com o Dastore. 

Apesar disso, no Brasil, 89% dos jovens ainda acreditam ser muito importante ter a casa própria, enquanto internacionalmente essa porcentagem não passa de 40%, como indica o Itaú BBA, reforçando o ideal de buscar um espaço com identidade própria. 

Diferente da casa dos pais: como é a decoração para os millennials

Reprodução/Pinterest
Reprodução/Pinterest

Na busca de imóveis ou na construção, a decoração para os millennials prefere ambientes integrados, com a cozinha mais ampla, ligada à sala. A prioridade são ambientes confortáveis, com bom espaço para a circulação. 

Nada de várias salinhas apinhadas de objetos sem função. A palavra-chave é ‘adaptabilidade’, com móveis muito bem escolhidos, em que ‘menos é mais’. A decoração para os millennials deve ter uma utilidade além da estética, com móveis que tornem o dia a dia mais prático. 

Pais de Plantas 


Reprodução/Pinterest

Reprodução/Pinterest

Os millennials não estão preocupados em formar família tão cedo: a pesquisa da consultoria Spectrem indicou que a geração que hoje está entre 24 a 38 anos prefere viajar e ter sucesso financeiro antes do planejamento familiar. Logo, os cuidados com pets e plantas assumem esse espaço dentro de casa. 

Na decoração para os millennials, o resgate com o contato com a natureza é essencial. Na tendência urban jungle, as casas da geração Y quase sempre terão uma hortinha, pequenas mudas frutíferas, cactos, espada de são jorge, samambaias, ervas medicinais e as populares suculentas, deixando os ambientes bem mais verdes.  

Reforço das boas lembranças

Reprodução/Pinterest

Reprodução/Pinterest

Na decoração para os millennials, as boas lembranças e os hobbies são elementos importantes, que trazem a sensação de conforto e estabilidade aos ambientes. O Pinterest indica que a busca por ‘decoração de casa dos anos 2000’ cresceu 30 vezes neste ano, o que demonstra a nostalgia de décadas passadas entre os jovens.

A personalidade dos moradores pode ser expressa por quadros, porta-retratos, prateleiras, coleções e itens pessoais, que reforcem essas boas memórias. Essa proposta, inclusive, é a base da decoração afetiva. 

Preocupação com a sustentabilidade

Reprodução/Pinterest

Reprodução/ Pinterest

Toda a decoração para os millennials, ao fim, tem uma preocupação com a sustentabilidade, com a proposta de um consumo mais consciente. De acordo com a Opinion Box, 62% dos consumidores brasileiros já preferem pagar mais caro por produtos naturais, que agridam menos o meio ambiente.

Esse valor pode ser expresso em itens artesanais, objetos customizados, na busca por tutoriais ‘faça você mesmo’, restauração de móveis, itens de revenda e até mesmo na preocupação com a ventilação e iluminação natural dos ambientes. 

Gostou das inspirações? Se identificou? Que tal mandar foto do antes e depois nas redes sociais com a hashtag #swisspark? Vamos adorar compartilhar as melhores decoração para os millennials!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *